TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Filosofia

Tese: Importância da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  Tese  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

A história mostra que o desequilíbrio entre essas quatro partes é o que provoca a decadência. Roma que o diga e a América que se cuide! (Fonte: Revista VOCÊ S/A, setembro 2002, nº 51)

Pergunta-se:

1. Qual a importância da Filosofia?

2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?

Caso 2 - Sobre os fundamentos da Justiça

O que funda a justiça? Seus fundamentos estariam na razão, na linguagem, na transcendência divina, ou na consciência? Eis algumas das linhas de discussão que envolvem a questão dos fundamentos da justiça da qual nos ocuparemos agora. Antes de tudo, chamemos a atenção para o fato de que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário. O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses. Não diz do acesso á justiça mas do alcance do órgão estatal que, por definição, é o lugar das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigatoriedade da coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens. Portanto, deixamos claro que os fundamentos da justiça que buscamos jamais se comprometeram com as instituições destinadas à efetivação da sua eficácia, ressalvada a configuração aproximativa do ideal de justiça. A pergunta pelos fundamentos da justiça vai muito além da crença na sua realizabilidade institucional, uma vez que esta se mostra apenas na órbita dos possíveis e não na esfera fundante disso que nominamos justiça na milenar trajetória da vida do espírito. (...) Começar a entender os fundamentos da justiça implica entender esse fluir da vivência na sua mais primitiva manifestação, pois é nesse campo primitivo, do a-temático, da ausência de quaisquer categorias que se instaura o apelo à justiça. Mas o que é a justiça? De onde vem e quais são os seus indicadores? Eis a questão! (GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. Pequena introdução à filosofia política. A questão dos fundamentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. p. 87-90.)

Diante do texto apresentado, responda as perguntas abaixo:

1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

2 - Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.

ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA

NOME DA DISCIPLINA:

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

CÓDIGO:

TÍTULO DA ATIVIDADE

A leitura de textos (ANEXOS AO PLANO DE ENSINO) à maneira filosófica

OBJETIVO:

O objetivo da atividade é ofertar ao aluno um exercício prático que possibilite o desenvolvimento da habilidade de ler um texto à maneira filosófica. Denomina-se este modelo de método de leitura estrutural, porque se realiza uma análise interna do texto, observando seu caráter sistemático e orgânico ? a ordem das razões. O que significa dizer que todo texto, filosófico ou não, deve ser lido como parte de um sistema coerente de argumentos, conceitos e proposições. Visa-se fundamentalmente preparar o estudante para que, ao final do seu curso, possa ser capaz de pensar o Direito e suas aporias. Faz-se necessário ensinar esse método estrutural para ler textos filosóficos ou não e, ao mesmo tempo, estimular o pensamento autônomo. O que se procura mostrar é que o rigor na leitura decorre da própria organização conceitual dos textos.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

A atividade visa promover no aluno uma atitude reflexiva e crítica segundo a qual um texto deve ser lido, observando-o como parte de um sistema coerente de argumentos, conceitos e proposições. O aluno deverá procurar a interpretação que permita recuperar a coerência e a lógica interna dos argumentos apresentados no texto. Para tanto, ao ler um texto de maneira filosófica, deve-se buscar, em primeiro lugar, um esforço efetivo para compreensão da inteligência do texto. Antes de proferir seu juízo de valor sobre a validade substantiva das proposições, deve-se buscar a sua lógica interna. Usa-se esse modelo de leitura para se compreender a lógica interna dos filósofos, sendo certo afirmar, que se não se entende a lógica interna de um Filósofo/autor, não poderemos compreender sua filosofia/argumentos. Visa-se, portanto, desenvolver um olhar voltado para o método do pensar crítico, ou seja, o método de organizar o discurso. Para que serve o estudo de filosofia? Por que um estudante precisa estudar filosofia? Para ler cientificamente um texto e desenvolver as aptidões de julgar e raciocinar de forma coerente. A atividade propõe as condições de possibilidade para que o aluno desenvolva o olhar do intérprete estrutural que se preocupa primordialmente com a concatenação argumentativa das ideias do autor de um texto, estimulando assim a reflexão pessoal e filosófica. Ler um texto de maneira eficiente constitui-se em habilidade fundamental em qualquer disciplina. Nesta atividade o aluno não lê somente, mas estuda.

DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa: Essa etapa será realizada nas aulas 2 e 3. O aluno deverá analisar dois textos ao longo do semestre. O primeiro é o Voto da Ministra Ellen Gracie sobre o aborto de fetos anencéfalos e, o segundo, a Petição Amicus Curiae de Luis Roberto Barroso, disponíveis no ambiente do webaula. O primeiro texto deverá ser analisado até a AV1. O segundo até o momento da AV2, sendo apenas neste último acrescido de uma crítica elaborada pelo o aluno, a partir dos autores estudados nas três últimas aulas: Habermas, Rawls e Dworkin. O texto elaborado pelo aluno como resultado da análise realizada, deverá ser inserido no webaula.

2ª etapa: Essa etapa será realizada nas aulas 4 e 5. Começa-se com uma leitura rápida para através dela ter uma visão global do texto. Deve-se ler o texto inteiro sem interrupções. Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com