TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia de René Descartes no cotidiano

Por:   •  2/4/2016  •  Artigo  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  1.570 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual da Bahia                    

Campus Valença-Ba

Artigo:

Algumas influencias do legado de Descartes na atualidade.

Valença-Ba                                                                                   06 de março de 2016


Universidade Estadual da Bahia - UNEB                    

Campus Universitário Valença

Curso de Bacharelado em Direito

Disciplina: Sociologia Geral

Professor Sergio Augusto Herrera Atahuichi

Acadêmico: Igor Henrique de Sousa de Oliveira        Turma: 2015.2

Algumas influencias do legado de Descartes na atualidade.


Quem nunca se deparou com duvida de tentar emendar o que temos ou de começar do zero? Emendar é mais cômodo que começar “do nada”. Porém , acabamos sempre tendo duvidas a respeito da segurança e estabilidade de pegar as coisas pela metade. Descartes trás consigo um pensamento solido e firme, de ir além e desconstruir algo que não diria respeito apenas e si e sim a toda sociedade do século XVII, as bases do conhecimento.

“Resolvi fazer de conta que todas as coisas que até então haviam entrado no meu espírito não eram mais verdadeira que ilusões de meus sonhos. Mas logo em seguida adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade, eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da filosofia que procurava.”
(Discurso do Método – René Descartes)

Assim ele começa revoluciona a Filosofia, questiona tudo que era tido como verdade e cria um modo matematizado de ver o mundo. Descartes nos proporcionou métodos novos de buscar o conhecimento e obter a verdade.

Na sua obra mais famosa “Discurso do Método” Descartes ensina as regras que se compõe os fundamentos de seu novo trabalho sobre o conhecimento e que persistem hegemônicos no raciocínio de diversas áreas até hoje.

“A primeira regra preceitua que nao se deve aceitar como verdade nada que não possa ser identificado como tal, com toda evidência, isto é, hão de ser, cuidadosamente evitados a precipitação e os preconceitos não ocupando o julgamento com nada que não se apresente tão clara e distintamente à razão que não haja lugar para nenhuma dúvida.

A segunda regra propunha separar cada dificuldade a ser examinada em tantas partes quanto sejam possíveis e que sejam requeridas para solucioná-la.

A terceira dizia respeito à condução do pensamento de forma ordenada, partindo do mais simples e fácil daí ascendendo, aos poucos, para o conhecimento do mais complexo, mesmo supondo uma ordem em que não houvesse precedência natural entre os objetos de conhecimento.

A última regra se referia à necessidade de efetuar uma revisão exaustiva dos diversos componentes de um argumento de tal maneira que seja possível certificar-se de que nada foi omitido (Descartes, 1960). Uma preocupação adicional de Descartes residia na certeza a que ele podia chegar por meio de provas matemáticas. “(BARROS, José Augusto C)

Descartes criou o plano cartesiano. Esse instrumento é a base para diversas coisas que facilitam a nossa vida.

O Sistema de coordenadas Cartesianas tem varias utilidades, desde a construção de gráficos até os trabalhos de cunho cartográfico, localizações geográficas, pontos estratégicos de bases militares, localizações no espaço aéreo, terrestre e marítimo. 

O plano cartesiano é usado ainda, por exemplo, na tecnologia GPS (Sistemas de posicionamento global) para obter a latitude e longitude. E os GPS que tem como base um trabalho do Descarte amplia a importância do suas contribuições para o nosso cotidiano.

Atualmente o GPS se revela um excelente meio de localização sendo utilizado tanto para uso pessoas ou profissionais como: geólogos, taxistas, entregadores, bombeiros e guardas florestais. Auxilia ainda na aplicação de fertilizantes nas lavouras.

Assim o conhecimento de Descartes esta, também, ligado a questões da necessidade que sempre existiu e persiste mais ainda nos dias atuais, de  se localizar com precisão. Levando em consideração é muito importante pois em casos extremos a localização é essencial para salvar vidas, como no caso de um bombeiro  que precisa chegar com rapidez ao local para impedir que um incêndio se agrave ou em uma ambulância por exemplo que carece de urgência na prestação de socorro. Ir por um cainho errado pode custar a vida de varias pessoas nesse caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com