TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencias como todo

Por:   •  28/9/2016  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

INFLUÊNCIAS COMO TODO

Edgar Nahoun nasceu em Paris (França) no dia 8 de julho de 1921. Filho único de Vidal Nahoun e Luna Bressi. O sobrenome Nahoun descende de famílias de judeus sefarditas, expulsos da Espanha no processo de sua unificação política no séc. XV. Adotou o sobrenome Morin posteriormente. Formou-se em História, Geografia, Direito. Desenvolveu também estudos nas áreas de Ciência Política, Sociologia, Filosofia e Economia. Todos esses estudos e o conhecimento profundo das ciências humanas e naturais serão sustentáculos para a criação de sua teoria da complexidade.

Em o Desafio da Complexidade trata-se do pensamento de Morin sobre o conceito da complexidade, onde ainda é uma questão marginal no pensamento epistemológico, filosófico e cientifico. Que ela, a complexidade, não pode ser considerada como uma resposta ou receita para algo, muito menos confundida com completude.

O texto aborda questões interessantes e importantes que nos fazem pensar tanto no nosso cotidiano quanto em como vivemos em sociedade. Como Morin cita o princípio hologramático na sexta avenida. Onde ele mesmo explica que o holograma é uma imagem física onde as qualidades de relevo, cor e de presença são devidas ao fato de cada uma dos seus pontos incluírem quase toda a informação do conjunto que ele representa, ou seja, no qual revela que o todo está nas partes e as partes estão no todo. E isso está muito presente em nossas vidas, como um indivíduo que acaba de nascer e até seu crescimento desenvolve sua personalidade, ela vai se formando a partir de conceitos do senso comum e envolta da sociedade em que a pessoa vive. A personalidade como parte e a sociedade como todo. E o conceito de senso comum também explica muito como isso funciona, o senso comum como o todo e as características de como ele foi formado como parte. Ou seja, o todo (senso comum) é um conhecimento acumulado que envolve várias partes (experiências vividas) para se chegar ao resultado final, que é uma determinada visão de mundo.

Portanto, em todo nosso cotidiano essa avenida dita pelo autor está presente em nossos dias, das atividades mais banais e nas mais complexas. Até em nosso ser biológico, onde células (ex: cancerígenas) agem no nosso corpo e podem modificar o modo como vivemos, sobrevivemos, agimos e pensamos.

REFERENCIAS

MORIN, Edgar. O Desafio Da Complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com