TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência Renal

Artigos Científicos: Insuficiência Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Fisiopatologia da Insuficiência Renal

É caracterizada pela rápida diminuição das funções do rim que se mantém por períodos variáveis em que o rim torna-se incapaz de manter as funções básicas de excreção e de manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e apresenta diminuição da taxa de filtração. Pode ser reversível se diagnosticada cedo com grandes chances de recuperação sem complicações.

IRA Renal ou Intrínseca - A alteração fisiopatológica está localizada no rim e podem ser divididas de acordo com o compartimento afetado. Possui como lesão característica a necrose tubular causada (NTA) por isquemia e obstrução ou lesões dentro do túbulo. Elas evoluem para necrose tubular aguda e tem como consequência a perda da borda em escova (planificação do epitélio tubular ou perda dos cílios), edema intersticial e escasso infiltrado inflamatório.

Ao contrário da IRA Pré renal uma vez que instalada a isquemia e posteriormente a (NTA) a IRA torna-se irreversível. A instalação da NTA é dividida em 4 fases: Iniciação, em que ocorre redução da taxa de filtração glomerular que como conseqüência inicial a isquemia, o que diminui o fluxo do filtrado e esgota os estoques de energia (ATP). A falta de ATP leva a desestruturação do cito esqueleto e perda da polaridade celular. A fase de ampliação, onde começam a aparecer sinais de inflamação pela lesão do epitélio. A fase de manutenção, em que a TFG alcança o nível mais baixo, pois os mecanismos de regulação como o feedback túbuloglomerular constringe as arteríolas e diminui ainda mais o fluxo sanguíneo e surgem complicações urêmicas. A fase de recuperação é caracterizada pela reparação e regeneração das células do epitélio tubular. O volume urinário pode ser classificado em 2 tipos: a oligúrica (pouca quantidade de urina) e não oligúrica(muita urina), que possui um melhor prognóstico. Sódio alto e potássio baixo. Fração de excreção do sódio é alta.

Nos exames pode ser observado um aumento na concentração urinária de creatinina e uréia. A osmolaridade tanto na oligúrica quanto na não-oligúrica continuam próximas a osmolaridade plasmática o que diferencia as duas são a quantidade de urina excretada por dia.

IRA Pós Renal ou Obstrutiva – É a menos comum dos 3 tipos e a lesão está instalada após o rim, ou seja, nos canais de condução a bexiga e outros órgãos anatômicos. O rim e a volemia continuam normais. A causa básica é a obstrução do trato urinário que impede o fluxo e o armazenamento da urina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com