TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Filosofia

Exames: Introdução A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

1 - O que é filosofia?

A palavra filosofia é de origem grega e significa “amor à sabedoria”. Surgiu desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo. Tales de Mileto é o primeiro filósofo que se tem notícia. È considerado o marco inicial da filosofia.

2 – O que é o homem?

Um humano, ser humano, pessoa, gente ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao genero homo, família hominidae (taxonomicamente Homo sapiens - latim: "homem sábio"). Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e à resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo.

3 – O que é cultura?

A cultura é uma herança que o homem recebe ao nascer. Desde que é posta ao mundo a criança começa a receber uma série de influências do meio em que nasceu.

Em antropologia a palavra cultura tem muitas definições. Coube ao antropólogo inglês Edward Burnett Tylor oferecer pela primeira vez uma definição formal e explícita do conceito: “cultura” … é o complexo no qual estão incluídos conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

4 – O que é trabalho?

Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.

O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

5 – Que influência tem o trabalho dentro de uma cultura?

Na antiguidade, o trabalho era relacionado à escravidão. Com a modernidade, o trabalho ganha outro significado. Ele passa a ser considerado como uma força de criação, como modo de intervenção humana na natureza, para transformá-la. Então, o trabalho é valorizado como prática cultural pela qual o homem deixa de se sentir submetido às forças da natureza. Isso significa que o homem ganha liberdade e faz sua própria história pelo trabalho. Segundo Hengel, filósofo alemão, os modernos passam a ver humanização no trabalho e não mais apenas sofrimento e castigo.

6 – O que se entende por alienação?

Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva, a realidade alienante, a uma dimensão subjetiva. O sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.

Para Marx, a alienação refere-se a uma situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade, caracterizada por ele sobretudo no sistema capitalista, em que o trabalho humano se processa de modo a produzir coisas que imediatamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com