TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Introdução A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 1

O HOMEM

1. Afinal o que é filosofia?

Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quentes ou frias sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter Ciência" "logia" significa Estudo.

2. O que é o homem?

Quando nascemos, culturalmente somos apenas um animal, aquele bichinho de estimação que todo mundo quer pegar e com ele brincar. Ao passo que esse indivíduo passa a crescer, sua historia já começa a mudar. Pela sua própria designação cultural, bem como por exemplo, ele começa a estudar, ou melhor, nos seis primeiros meses, ele já começa a pronunciar as primeiras palavras, em seguida, o mesmo já começa a estudar e a escola é um mundo em que ele aprimora seus conhecimentos de um mundo cultural.

3. O que é cultura?

Conjunto de atitudes e modos de agir, de costumes, de instituições e valores espirituais e materiais de um grupo social, de uma sociedade, de um povo.

A cultura é, portanto a atitude que caracteriza o homem como o ser mutável, ou seja, mais uma diferença entre o homem e o animal

4. O que é trabalho?

O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra. Ou seja, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática.

5. Que influências tem o trabalho dentro de uma cultura?

O trabalho realiza-se como atividade coletiva. Além de transformar a natureza, humanizando-a, o trabalho transforma o próprio homem. Por meio do trabalho, o homem se autoproduz, isto é, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; pois se relaciona com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Logo, o homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.

6. O que se entende por alienação?

Pelo trabalho, ao mesmo tempo em que o homem faz uma coisa, também se faz a si mesmo, o trabalho alienado é condição de desumanização. Os trabalhadores perdem o controle do produto e consequentemente de si mesmos, tornando-se incapazes de atuar no mundo com iniciativa própria e de forma crítica.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

1. O que é conhecimento?

Para que exista o ato de conhecer, é indispensável o relacionamento com dois elementos básicos: um Sujeito conhecedor e um Objeto a ser conhecido. Na relação que se estabelece entre esses dois elementos, a função do Sujeito consiste em apreender o Objeto. A essa relação dá-se o nome de conhecimento. Portanto, a simples descrição do ato de conhecer exige a essencial presença do Sujeito conhecedor e do Objeto conhecido.

2. Quais as possibilidades do conhecimento?

Para aqueles que admitem a possibilidade do conhecimento humano, resta situar os elementos que fundamentam essa possibilidade de conhecer, isto é, que servem de base para nossos conhecimentos. Existem várias correntes filosóficas oferecendo respostas para esse problema. Vejamos as correntes principais: o empirismo; o racionalismo e o realismo crítico; e o materialismo dialético.

3. A ciência moderna nasceu só do interesse por conhecer ou do desejo de conhecer para dominar a natureza?

A relação homem x natureza, apresenta-se hoje como um espaço problemático, marcado pela consolidação de domínio do primeiro sobre o segundo. Contudo, a supremacia do homem sobre a natureza foi engendrada em bases epistemológicas, desde o início da ciência moderna. Por seu turno, a ciência moderna, nasceu do ventre da política e do modo de produção capitalista.

4. Faça um resumo com suas palavras do texto: A possibilidade do conhecimento.

Ceticismo filosófico - uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro;

Ceticismo científico - uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la usando o método científico.

Fenomenalismo: esse termo deriva de fenômeno, que significa a manifestação de um fato, a aparência de um objeto qualquer.

Probabilismo: defende que nosso conhecimento é incapaz de atingir a certeza total das coisas.

Existem várias correntes filosóficas oferecendo respostas para esse problema. Vejamos as correntes principais: o empirismo; o racionalismo e o realismo crítico; e o materialismo dialético.

O empirismo é uma das possíveis respostas da origem do conhecimento.

O empirismo afirma que os conhecimentos provem exclusivamente da experiência e assim vai desvalorizar a razão.

Os racionalistas afirmam que a experiência sensorial é uma fonte permanente de erros e confusões sobre a complexa realidade do mundo. Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceito. Para o racionalismo, os princípios lógicos fundamentais seriam inatos na mente do homem. Explicando, assim, por que a razão deve ser considerada fonte básica do conhecimento.

5. Que consequências, boas e más, o desenvolvimento das ciências e das técnicas tem tido para a vida do homem? Analise,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com