TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Internet

Projeto de pesquisa: Introdução à Internet. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

Introdução à Internet 03

História da Internet 03

Como se Conectar a Internet 04

World Wide Web (WWW) 05

Tipos de Navegadores ou Browsers 07

Conceitos Relacionados à Internet e à Navegação 13

Como Criar Conta de Email 14

Trabalhando com Email 16

Redes Sociais 20

Facebook 25

Twitter 32

Introdução à Internet

A Internet é a grande rede mundial de computadores espalhados por todo o mundo e interligados através de linhas comuns de telefone, linhas de comunicação privadas, cabos submarinos, canais de satélite e diversos outros meios de telecomunicação que tem como objetivo estabelecer a troca de informações, unindo usuários, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares e empresas.

A Internet oferece diversos serviços para seus usuários, que podem ser usados simultaneamente. Alguns desses serviços mais conhecidos são:

• World Wide Web (Web ou WWW);

• Correio eletrônico (e-mail);

• Newsgroups ou grupos de discussão;

• Chat (MSN ou Google Talk).

• FTP.

A Internet não é controlada de forma central por nenhuma pessoa ou organização. Não há, por exemplo, um presidente ou um escritório central da Internet no mundo. A organização do sistema é desenvolvida a partir dos administradores das redes que a compõe e dos próprios usuários. Essa organização pode parecer um pouco caótica à primeira vista, mas tem funcionado extremamente bem até o presente momento, possibilitando o enorme crescimento da rede observado nos últimos anos.

História da Internet

No final da década de 60, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e a antiga União Soviética, o Departamento de Defesa norte-americano sentiu a necessidade de criar um mecanismo de interligação entre diversos computadores utilizados pelos pesquisadores de armamentos e defesa dos Estados Unidos. Essa interligação possibilitou a troca de informações de forma segura e rápida garantindo a preservação das mesmas, caso houvesse um ataque soviético em algumas das unidades do Departamento de Defesa.

Assim se originou o projeto ARPANET, desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), ou seja, a Agência para Projetos de Pesquisa Avançados do Departamento de Defesa dos EUA.

A partir do momento que essa tecnologia de conexão de equipamentos a longa distância possibilitou a interligação de computadores de universidades dos EUA e de outros países, surgiu o nome INTERNET.

Durante as décadas de 70 e 80, a Internet ficou restrita a meios acadêmicos. Com o crescimento do mercado de computadores, as empresas começaram a sentir a necessidade de trocar informações com outras empresas localizadas à longa distância, passando assim a utilizar tecnologia Internet e ampliando o conceito dessa rede mundial de computadores.

No Brasil, a Internet chegou por volta de 1990. Em 1995 o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar um esforço comum de implantação de uma rede integrada entre instituições acadêmicas e comerciais – desde então, vários fornecedores de acesso e serviços privados começaram a operar no Brasil.

Como se conectar a Internet

Para nos comunicarmos através da Internet é preciso um computador e nestes aparelhos é necessário que exista um dispositivo que permita esta comunicação. Nos computadores antigos era utilizado o modem que permitia a comunicação com a Internet através de uma linha telefônica. Hoje em dia, esta comunicação é feita através de uma placa de rede e um modem externo.

Atualmente, existem pelo menos três meios que permitem o acesso a Internet:

• Meio de Acesso Elétrico: Discado, ADSL, Cable Modem.

• Meio de Acesso Óptico: Óptico Dedicado.

• Meio de Acesso por Rádio ou Satélite: Rádio, Satélite, Celular.

Dentre os mais utilizados aqui no Brasil estão o acesso discado, ADSL, Cable Modem, Tecnologia 3G e Rádio.

Acesso Discado

O acesso discado à Internet ocorre através da conexão da rede de telefonia fixa do usuário. O computador deve ter um modem instalado (interno ou externo) e o usuário deve contratar um provedor de acesso (que permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com