TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jasão e o Mito dos Argonautas

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

  1. NOME DO MITO ESCOLHIDO

Jasão: O mito dos Argonautas

  1. UM BREVE RESUMO DO MITO

Filho de Esão e de Polímede ou Alcímede, Jasão, ainda criança, foi forçado a viver no exílio, pois seu pai, legítimo rei de Iolco havia sido deposto por Pélias, seu meio-irmão. Temendo pela segurança do filho, Esão o enviou ao centauro Quirão para que fosse devidamente educado.

Ao chegar à idade adulta, Jasão tornou-se um modelo de inteligência e força. Instruído por seu mestre, ele consultou o oráculo que lhe disse para voltar a Iolco e reivindicar o trono que era seu por direito. No caminho, perdeu uma das sandálias ao atravessar um rio e foi visitado pela deusa Hera.

Pélias, ao ver Jasão, se sentiu ameaçado, pois o oráculo lhe dissera que, um dia, ele seria destronado por um homem que calçava apenas uma sandália. Jasão lhe disse suas intenções e Pélias lhe propõs uma tarefa julgada impossível de ser cumprida como requisito para assumir o trono de Iolco. A tarefa consistia em recuperar o Velocino de Ouro (pele dourada de carneiro) pertencente aos gregos que se encontrava sob o poder de Eetes, na Cólquida. Jasão não hesitou e convocou mais de cinquenta dos mais bravos e corajosos heróis para colaborar na arriscada missão. Esses heróis ficaram conhecidos posteriormente como Argonautas, pois o nome da embarcação que os levou para a Cólquida foi batizada com o nome de seu construtor, Argo.

No caminho, a nau ancorou na Trácia, onde habitava o cego Fineu, que era atormentado pelas Harpias. Grato pela ajuda de Jasão e seus homens ao se livrar do tormento das criaturas, Fineu lhes informou do perigo dos temíveis Rochedos Azuis (dois recifes móveis que se chocavam na travessia de quaisquer embarcações, esmagando-as). Seguindo o conselho, os Argonautas soltaram uma pomba na passagem dos rochedos e apenas a cauda da ave foi atingida, assim, a passagem se abriu novamente e eles remaram com todas as forças e apenas a popa do Argo foi lesada. Após a passagem deles, as rochas se mantiveram no lugar e jamais se fecharam.

Atingindo a Cólquida, Jasão se dirigiu à corte do rei Eetes e lhe deu conhecimento do propósito de sua viagem. Eetes disse que não lhe contestaria, se Jasão cumprisse tarefas que nenhum mortal seria capaz de realizar. Mas o rei não tinha ciência da paixão de sua filha Medeia por Jasão. Medeia era conhecida como uma das mais poderosas feiticeiras e serva da deusa Hécate. Ela auxiliou Jasão nas tarefas que consistiam em: dominar dois ferozes touros e prendê-los a um arado e arar um campo, depois ele deveria jogar dentes de dragão nesse campo e desses dentes nasceria um exército de gigantes que ele deveria derrotar sozinho. Por fim, Jasão teria que matar o dragão que protegia o Velocino. Ele teve sucesso em todos os desafios, e ao cumpri-los, ele pegou o Velocino de Ouro, prometeu casamento a Medeia e a levou junto de sua tripulação para a Grécia em grande comemoração pelas conquistas.

  1. EXPLICAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O MITO ESCOLHIDO E OS PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO HOMÉRICA

A educação no período homérico era de aspecto oral. O indivíduo crescia ouvindo a poesia épica, que narrava os grandes feitos heroicos de bravos homens que superavam os deuses. Esses homens eram modelos a serem seguidos pelos mais jovens, já que a educação nesse período se baseava na disputa e na competição. Jasão se encaixa no arquétipo de herói por sua força, beleza extraordinária, nobres ações, excelência no manejo de arco, conhecimentos medicinais, coragem ao enfrentar árduas tarefas propostas e bravura ao viajar rumo ao desconhecido, além de sua notória liderança, trouxe ao Estado glória e prestígio através de seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com