TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Trabalho Universitário: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget foi um psicólogo e epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Estudou Biologia, concluindo seu doutorado, mas passou a se dedicar à área da Psicologia. Piaget defendeu a abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica (teoria do conhecimento), centrada no desenvolvimento natural da criança Ele foi um autor da Teoria cognitiva, e segundo ele o pensamento infantil passa por quatro estágios, na qual, identifica e caracteriza as fases de aprendizagem do ser humano, como o Sensório-motor (do nascimento aos dois anos de idade); pré-operacional (dos dois anos aos sete anos); operatório concreto (de 7 a 11 anos); e operatório formal (acima dos 12 anos).

O desenvolvimento do conhecimento, para Piaget é um processo ativo e depende da interação da criança com o ambiente. A partir da infância, o movimento cada vez dá lugar ao pensamento e o aprendizado continua a ser um processo interativo, pois a criança não possui um conjunto pré-definido de habilidades mentais, vale ressaltar que para Piaget existe o desenvolvimento da moral que ocorre em etapas. Para Piaget "toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras"

O desenvolvimento da moral abrange três fases, a anomia (Crianças ate 5 anos de idade) em que, regras são seguidas, mas o individuo não se mobiliza pelo bem x mal e sim pelo hábito e dever. Heteronomia (Crianças 9/10 anos de idade) Moral é igual autoridade. Regras não correspondem, mas sim algo imposto pela tradição. Autonomia; Ultimo estágio do desenvolvimento moral, há legitimação de regras, o respeito a regras é entendido como decorrente de acordos.

Para Jean Piaget a adaptação da razão à experiência tanto supõe uma incorporação dos objetos à organização (coerência formal - definição de objetos) do sujeito como uma acomodação (experiência assimilada a uma estrutura) destas às circunstâncias exteriores. As descobertas de Piaget tiveram um grande impacto na pedagogia, de certa forma, demonstram que a transmissão de conhecimento e uma possibilidade limitada. Por um lado não se pode fazer a criança aprender o que ela não tem condições de absorver, portanto mesmo tendo condições, não irá se interessar, a não ser em termos cognitivos, já que o conhecimento se dá as descobertas que a própria criança faz.

Piaget tendia a considerar apenas uma "interferência" na construção do conhecimento a influencia ativa do meio social. Lembrando que Piaget queria abordar o conhecimento de ponto de vista de qualquer criança. As teorias de Piaget nos leva a conclusão de que educar não se refere tanto à transmissão de conteúdo quando a favorecer a atividade mental. Sendo assim a função do professor é promover o desequilíbrio, fazendo com que o aluno formule questões e duvidas, para depois, junto a eles responde-las. Educar, para Piaget, é provocar a atividade, ou seja, estimular a procura do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com