TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAX WEBER

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Max Weber (1864-1920) é um dos um dos sociólogos mais estudados, apresentou entre seus trabalhos uma classificação dos tipos de ação social. Estabeleça o conceito de ação social para Weber e relacione os diversos tipos e as classificações encontradas por ele.

Segundo Weber, ação social é todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e composta de um sentido previamente elaborado. O sociólogo em questão estabeleceu quatro tipos “puros” de ação social. São ditos puros, porque são ideias conceituais, utilizadas para simplificar o entendimento de modo a ordenar realidade, que é muito mais ampla e complexa.

Ação racional com respeito a fins

Neste caso, o sentido racional da ação está em escolher os meios adequados, para se atingir determinado fim. O único critério de escolha dos meios é se o mesmo ou não, proporcionará a realização do objetivo. Um bom exemplo seria uma pesquisa cientifica.

 

Ação Racional com respeito a valores

A diferença em relação ao primeiro tipo de ação citado acima é que, neste caso, o conteúdo racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas sim a afirmação de determinados valores, que podem ter conteúdo ético, moral, religioso e etc. A exemplo de algum líder religioso, que pode preferir não ter “seguidores”, a fazer qualquer tipo de adaptação da sua ideologia.

Ação Afetiva ou Emocional

São ações movidas por emoções, que não possuem cunho racional pois não há nenhum objetivo prévio. Por exemplo: ações motivadas por ciúme.

Ação Tradicional

Também não possui conteúdo racional e ocorre quando as pessoas cumprem hábitos ou costumes, pelo simples fato de sempre terem sido realizados de determinado maneira. Como por exemplo o batismo dos filhos em determinada igreja, para quem não é praticante daquela crença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (455.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com