TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MITO DA CAVERNNA

Pesquisas Acadêmicas: MITO DA CAVERNNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

MITO DA CAVERNA

O Mito da Caverna narrado por Platão no livro VII do Republica é, talvez, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela Filosofia, em qualquer tempo, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2500 anos, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões pelos tempos a fora. À luz do texto escrito por Platão, produza uma reflexão sobre o estatuto da imagem e da mídia no contemporâneo.

Em “O mito da Caverna”, Platão nos mostra como podemos nos libertar e sairmos da condição de escuridão (ignorância) que nos encontramos aprisionados, através da luz da verdade (conhecimento). O conhecimento filosófico e a educação são formas de superação da ignorância, que nos faz abrir a possibilidade de sairmos do senso comum da visão de mundo, para a realidade da vida, de uma forma racional, sistematizada e organizada, que busca as respostas não pelo acaso. Sair da caverna é uma metáfora para abrir a cabeça, no sentido de que o desenvolvimento pessoal, assim como o profissional, se dá a partir do aprendizado. Porém, para aprender, temos que estar dispostos a ouvir, a meditar sobre o assunto e principalmente a discutir e argumentar sobre ele.

É perfeitamente possível relacionar a filosofia platônica, sobretudo o mito da caverna, com nossa realidade atual. Vivemos em um tempo de conflitos onde as pessoas vivem em cavernas, vivem no mundo da escuridão e da falta de perspectiva. São muitas as cavernas em que nos envolvemos, pensamos ser a realidade, e muitas vezes ficamos presos vendo sombras e vivendo como se estas sombras fossem a realidade.

A televisão, principalmente brasileira, pode ser considerada uma perigosa e preocupante sombra, que muitas vezes afasta o povo brasileiro da realidade da vida. As pessoas ficam presas às ideias pré-urdidas, achando que são as únicas realidades existentes, onde a TV funciona como o fundo da caverna; só que em vez de receber as imagens projetadas ela é que projeta nas mentes das pessoas, toda sorte de desinformações, banalidades, propagandas ideológicas subliminares, incitação ao consumo de bens supérfluos, ditando modas e costumes, músicas com letras de baixarias e novelas com maus exemplos de comportamento social. Não existem muitos programas inteligentes que divertem e educam. A Mídia tenta fazer com que nós fiquemos presos, no mundo irreal, querem que nós acreditemos em tudo o que eles falam, tirando nós do mundo REAL.

Milhares de pessoas atualmente estão aprisionadas à mídia, pois dependem dela para se sentirem informadas (informações às vezes falsas ou manipuladas para o agrado geral), e até sonhar com o fictício mundo da glória. Não importa onde vivemos e como vivemos, nosso hábitos estarão de certo modo sendo manipulados como prisioneiros em correntes. A televisão nos induz a crer que precisamos dela (de certa maneira sim, mas não tanto), que seus produtos publicitários sejam necessários e que devemos imitar nossos ídolos gerando moda e mais uma vez a favor da mídia.

Os nossos medos e até mesmo o nosso comodismo por vezes nos atrapalham na hora de tentar algo novo, de se reinventar e descobrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com