TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino Selvagem

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

O Menino Selvagem

                O filme se inicia com uma camponesa colhendo frutos na floresta, se assusta com um barulho  no arbusto ao se mexer, chama os caçadores que veem com os cachorros e começa a caça, logo vê que é um menino que anda de quatro, parecendo um animal. Ele se alimentava de folhas e raìzes, o menino sentindo-se perseguido começou a fugir, subiu na árvore, caiu e entrou em um buraco, os caçadores colocaram fumaça e ele acabou saindo. Eles capturaram o menino como um selvagem e levaram a uma instituição para crianças surdas e mudas. O menino que tinha pele fina e escura, olhos pretos, cabelos castanhos e dentição normal que é da hereditáriedade. Na hora do recreio o menino fugia e se escondia das crianças embaixo das folhas das árvores. Quando iria dormir, deitava embaixo da cama e dormia. Apesar dos maus tratos pelos adultos e crianças nada o fazia chorar. O médico Jean Itard se propõe a educa-lo, leva o menino para sua casa e com ajuda da governanta cuida de Victor, nome pelo qual passou a chamar o menino, por ser sensível ao som do "Ó".

        A governanta deu-lhe banho, cortou os cabelos e unhas, ensinou a vestir roupas e a usar sapatos. Victor não gostava das roupas, tirava, ficava nu, depois de algum tempo não se importava com o uso das roupas, estava ficando sensível a temperatura, mostrando a utilidade das roupas.                 O doutor começa a fazer testes com Victor, tenta fazer com que ele fale a palavra "leite", mas ele só balança a caneca ao pedir o leite. Ele o ensinou a memorizar visualmente a aprendizagem, desenhou em um quadro uma tesoura, pente e chave. O menino coloca os objetos sobre os desenhos corretamente, quando acerta, o doutor o recompensa com um copo de água que ele tanto gosta, usando reforço positivo. Com o aumento das atividades Victor se irritava, jogando-se ao chão e derrubando o que tinha em mãos, assim o doutor coloca o menino de castigo, usando a punição. Victor chorou pela primeira vez, o médico o tira do castigo e o acalma, falando para ele não chorar pois ele consegue, Victor conseguiu formar a palavra leite, ele pega um giz e rabisca o quadro mostrando a capacidade de criatividade que lembra a Lua. O doutor faz novos testes com Victor e ele acerta todos, o doutor usa o estimulo-resposta cada vez que ele recompensa, cada vez que ele acerta e o pune cada vez que ele erra. O doutor fica doente e não pode passear com Victor, ele fica muito triste e resolve fugir, o menino passa varios dias na selva, mas ele não consegue sobreviver pois acabou perdendo as habilidades que tinha, o doutor pensa que ele não voltará mais para casa. Mas passado pouco tempo ele acaba voltando, o doutor diz que está feliz e fala para ele que ali é sua casa e que ele não é um selvagem, apesar de não ser um homem Victor é um jovem notável com grandes expectativas.

Reflexão critica do filme

        Trata-se de um menino que foi encontrado na selva, sem menor indice de civilização. Baseado em fatos reais que ocorreram no fim do século XVIII.                                         A história do filme é objeto de estudo de varias áreas do conhecimento a saber: psicologia, antropologia e até filosofia, entre outros. Entre tantas reflexões sobre esse filme a que mais se resalta é de o fato do menino ter vivido sozinho na selva por um longo período de sua vida não desenvolveu caracteristicas. O menino era arisco e não demonstrava sentimentos mesmo com os sentimentos vividos por ele o garoto nunca chorava, quando é ministrado a educação pelo doutor Itard o menino passa a ter comportamentos tipicos humanos como senso de justiça, alegria, afeto e passa até a chorar.                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com