TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Citação

Por:   •  20/5/2016  •  Seminário  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

                               Questões

(1-) Como se faz a citação de um texto que tenha apenas um autor? Dê um exemplo.

R: Para realizar essa referencia, é necessária a presença do Nome do autor, título, edição, Local de publicação: Editora e Ano de publicação.  

Ex:

FILHO,Francisco Nardy. A Cidade de Itu. 2.ed. Itu :Ottoni, 1999.

(2-) Como se faz a citação de um texto com três autores?

R: Para realizar essa referencia, é necessária a presença dos Nomes dos autores, título, edição, Local de publicação: Editora e Ano de publicação.  

(3-) Como citar o(s) organizador(es) do livro em que se encontra o artigo focalizado?

(4-) Como se faz a citação, quando há organização como autor (entidades coletivas, governamentais, públicas, provadas, etc) Ex. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE  NORMAS TÉCNICAS, NBR 10543 (citar mais dois exemplos).

R: Quando a entidade é vinculada a um órgão superior ou a uma jurisdição geográfica, seu nome é precedido por esse representante.

Ex:

BRASIL.Ministério da Saúde. Humaniza SUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília, DF, jan. 2004.

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. Manual de orientação profissional: gestão 1999-2001. Belo Horizonte, 2000.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo, 1993.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria da Educação. Diretrizes para merenda escolar do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1997.

(5-) Como se faz a citação com indicação de tradutor?

R: Quando mencionado, pode-se indicar o nome do tradutor, quando mencionado.

Ex:

LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. Tradução de Ivone Evangelista Cabral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

(6-) Como se faz a citação de capítulo de livro?

R: Parar realizar a citacão de um capítulo, é necessario sobrenome (último), nome e demais sobrenomes; do  título destacado (colocar subtítulo, se houver), o número da edição( local de Publicação e data de publicação)e  página inicial e final do capítulo.

 (7-) Como se faz a citação de dissertação ou tese?

R: Para realizar essa referencia, é necessária a presença autor, título( Subtítulo se houver), ano de apresentação, número de folhas, categoria e área de concentração( Nome da faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa.)

Ex:

MORGADO, M. L. C. Reimplante dentário. 1990. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.

(8-) E de artigo com autor pessoa física?

R: Para fazer essa referencia, coloca-se: Autor (es) do artigo, título do artigo; título do periódico abreviado, data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo.

(9-) E de artigo de jornal?

R: Para fazer essa referencia, coloca-se: autor, título da matéria, título do Jornal, local de publicação, data da publicação; seção, caderno ou parte do jornal e paginação correspondente.

(10-) E de trabalho apresentado em evento?

R: Para realizar essa referencia, é necessária a presença de: autor; título do trabalho; indicar a expressão In: Nome do evento em maiúsculas; Número do evento, Ano de realização; local de realização do evento; título do documento (anais, atas, resultados, entre outros); Local de publicação: editora, data da publicação; Páginas

(11-) E como se faz citação de artigo e/ou  matéria de jornal disponível em meio eletrônico?

R: Para realizar essa referencia, precisa-se: Autor (se houver); Título da matéria; Título do Jornal, local de publicação, data da publicação; E as informações do meio eletrônico (CD-ROM, disquetes, on line, entre outros).

(12-) E revista ou boletim eletrônico?

R: A citação pode ser descrita por: Nome dos autores, nome da matéria, nome do meio de comunicação, volume, páginas e data.  

(13-) Como se faz citação de documento jurídico?

R: A citação pode ser descrita por: país, instituição jurídica, edição, local de publicação editora e data.    

(14-) E de revista jurídica?

R: Para realizá-la a citação, é necessário Sobrenome, nome do autor,título do texto, nome da revista, cidade, volume, edição, paginação e data.

Ex:

 

 TOMASO, O. I. Ministério Público: sua legitimação frente ao Código do Consumidor. Revista Jurídica, Rio de Janeiro, v. 2, n.20, p.30-50,

set. 2000.    

(15-) O que se deve fazer, quando não temos certeza da data da obra publicada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com