TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu Deus Vai Toma No Cu

Trabalho Escolar: Meu Deus Vai Toma No Cu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Prólogo

Deparamo-nos em nosso dia-adia, com diversas questões de natureza econômica. Exemplo: desemprego; inflação; déficit público; alterações nas taxas de juros; aumento de impostos; etc.

Os princípios e práticas econômicas têm, ao longo do tempo, moldado o cotidiano dos cidadãos e da sociedade. O conhecimento sobre assuntos econômicos se faz mais necessário do que nunca, uma vez que a maior parte dos complexos problemas das sociedades modernas, tais como a globalização, a pobreza e a questão do meio ambiente está atrelada a problemas de natureza econômica.

O problema da Escassez

A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Mas porque existe escassez? Existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas atravéz do consumo dos mais diversos tipos de bens e serviços são infinitas e ilimitadas e os recursos produtivos que são utilizados na produção dos diferentes tipos de produtos sao finitos e limitados, ou seja, são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.

Necessidades Humana(ilimitadas) X Recursos Produtivos(limitados) = Escassez.

Pode-se dizer, então, que a escassez é a preocupação básica da Ciência Econômica. Da dura realidade da escassez decorre a necessidade da escolha. Já que nao se pode produzir tudo o que as pessoas desejam, devem ser criados mecanismos que auxiliem as sociedades a decidir quais bens serao produzidos e quais necessidades serão atendidas.

Definição de Economia

A palavra “economia” vem do grego oikos(casa)nomos(norma, lei). Teríamos, então, a palavra oikonomia que significa “administração da unidade habitacional” ou “administração da coisa pública”.

Quando nos referimos a uma pessoa tachando-a de econômica, queremos dizer que ela é cuidadosa no gasto de dinheiro ou na utilização de materias, ou seja, que ela é cuidadosa na administração dos seus recursos.

Podemos definir Economia como “a ciência social que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilização alternativa, na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com