TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Evidências da existência de Deus, Tomás de Aquino

Seminário: 5 Evidências da existência de Deus, Tomás de Aquino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 2

As 5 provas da existência de Deus segundo Tomás de Aquino

Nome: Pedro Rafael

Série/Turma: 2º “M”

Disciplina: Filosofia

Professor: Serafim

As 5 provas da existência de Deus, Tomás de Aquino

O mais famoso contributo de Tomás de Aquino para a filosofia da religião são as Cinco Vias ou provas da existência de Deus a que se refere na sua Summa Theologiae. O movimento no mundo argumenta Tomás de Aquino, só é explicável se existir um primeiro motor imóvel; as séries de causas eficientes no mundo devem conduzir a uma causa sem causa; os seres contingentes e corruptíveis devem depender de um ser necessário independente e incorruptível; os diversos graus de realidade e bondade do mundo devem ser aproximações a um máximo de realidade e bondade subsistente; a teleologia normal de agentes não conscientes no universo implica a existência de um Orientador universal inteligente.

• O movimento existe e é uma evidência para os nossos sentidos, tudo que se move é movido por algo ou alguém. Se esse motor, por sua vez, é movido, precisará de um motor que o mova, e, assim, indefinidamente, o que é impossível, se não houver um primeiro motor imóvel, que move sem ser movido, que é Deus.

• Todo efeito requer uma causa. E é necessário que haja uma causa primeira que não tenha sido provocada por algo anterior. Logo, há uma causa primeira, não causada, que é Deus.

• Os seres que têm possibilidade de existir ou não existir são chamados entes contingentes. Todos os seres que conhecemos são finitos e contingentes, pois não têm em si próprios a razão de sua existência - são e deixam de ser. Algum ser primordial deve necessariamente existir para depois dar origem aos entes contingentes. Os seres contingentes implicam o ser necessário, ou seja, Deus.

• Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, mas nenhum é a perfeição absoluta. Logo, deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que seja a causa da perfeição dos demais seres, que é Deus.

• Toda ordem é fruto de uma inteligência. Não se chega à ordem pelo acaso, nem pelo caos, há um ser inteligente que os dirige. Logo, tem que haver um ser inteligente que ordenou o universo. Esse ser inteligente é Deus. Deus é a inteligência suprema.

Algumas das Cinco Vias parecem sustentar-se num tipo antiquado de física, e nenhuma delas foi até hoje reafirmada de um modo totalmente liberto de falácia.

Tomás de Aquino pensa que existem algumas verdades teológicas que podem ser alcançadas pelo simples uso da razão: por exemplo, a existência de Deus. Outras podem ser apreendidas ou pela razão, ou pela fé; por exemplo, a providência divina e a bondade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com