TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito E Rito

Monografias: Mito E Rito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O homem, ao inserir-se no mundo, delimita o espaço e o tempo. Desde os primórdios, os antigos prestavam homenagens ao divino manifesto pois, o simples contemplar do infinito na abóbada celeste era suficiente para desencadear uma experiência de religião (re-ligare).

Intrigado com a Magia da physis, o homem imagina Mitos, elabora Ritos que re-actualiza o Tempo, religando-se ao Cosmos.

Vivemos num mundo cercado por mitos que nos levam a compreender os acontecimentos atuais. Nossas vidas, embora muitas vezes não percebamos, sempre seguem os rumos destes mitos. Como então negar a sua importância no nosso dia-a-dia, uma vez que constantemente somos confrontados com eles? Os mitos estão por toda parte, seja num ato religioso, ou na origem e formação de um povo e nos seus costumes.

Os mitos nos fazem pensar e reflectir sobre a nossa origem e nos remetem ao caminho para chegarmos a uma possível verdade. Os mitos servem também de orientação para um entendimento, ou como explicação de alguns acontecimentos, para quais não conseguimos encontrar respostas.

Os Ritos são um conjunto de actividades organizadas, no qual as pessoas se expressam por meio de gestos, símbolos, linguagem e comportamento, transmitindo um sentido coerente ao ritual.  

É através dos ritos que as tradições são repassadas para os indivíduos de uma localidade sendo que tais tradições podem ser mitos, que procuram explicar a natureza ou verdades filosóficas.

O objectivo deste trabalho é a de explicar o mito e o rito como uma expressão religiosa.

A metodologia usada é a de consulta de manuais, enciclopédias, dicionários e artigos da Internet.

A finalidade do trabalho é a de criar no estudante um espírito de pesquisa e busca de informações que posteriormente serão discutidas na sala de aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com