TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos

Seminário: Mitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Seminário  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise sobre os mitos nas produções culturais (novelas, propagandas, filmes, histórias em quadrinhos, programas humorísticos etc.)

E.E. Adventor Divino de ALmeida

Campo Grande (ms) 23 de Março de 2012

Prof : vanja

Aluna: Maira Silva N °27 1°A

Disciplina : Filosofia

As dinâmicas culturais contemporâneas apropriam-se dos mitos por serem imagens arquetípicas, ou seja, presentes no inconsciente coletivo. No entanto, essas dinâmicas expandiram sua capacidade, criando novas imagens e mitos modernos. Essa expansão recria a realidade, fazendo com que muitos indivíduos percam a noção histórica desses processos culturais.

Um exemplo é o papai noel. De acordo com o blog Galo da Pan, o bom velhinho foi resultado de uma construção sobre a imagem de São Nicolau. Essa construção foi promovida pela marca coca-cola, que recriou o papai noel e foi responsável pela sua massificação. O mito do papai noel é tão fortemente reproduzido em filmes e propagandas que a sua imagem é mais presente que a de Jesus no Natal.

Em uma cena do documentário Super Size Me ( Super Size Me – A dieta do palhaço, EUA, 2004), Morgan Supolock apresenta para crianças imagens famosas na cultura ocidental . As crianças são questionadas e respondem que não sabem de quem se trata. Uma delas chega a “chutar” George W Bush. Supolock vira a foto e vemos a imagem de Jesus Cristo. Ao mostrar Ronald McDonald, personagem criado pela empresa de fast food McDonald’s, todas as crianças rapidamente o reconhecem. A estratégia de marketing empreendida pelo Mc Donalds para seduzir o público infantil tornou a imagem da marca tão popular que as pessoas desde cedo começam a perder a noção e o conhecimento de fatos históricos. Essas crianças não sabem quem é o presidente do próprio país, mas sabem quem é o personagem de uma rede de fast food.Da mesma forma, em uma pesquisa realizada no Reino Unido, uma em cada 20 crianças revelou uma total distorção e desconhecimento da Segunda Guerra Mundial. Muitas acharam que Auschwitz era um parque de diversões e (pasmem!)

Os personagens geralamente são caricatos ou maquiavelicos, e trespassam qualidades de mitos gregos antigos ou miserias atuais, porem o interessante é a reviravolta , quando na mão de algo que vc julgava certo, que alguns autores são capazes de fazer com seus personagens , transformando-os de vilões para guerreiros e de guerreiros para herois, e assim vice-versa, tudo esta na mãos do escritor, mostrar a realidade que nos tranforma e como os papeis se invertem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com