TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo De Sofia

Pesquisas Acadêmicas: Mundo De Sofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

O livro "O Mundo de Sofia", do escritor norueguês, Jostein Gaarder, conta a história de uma adolescente que leva uma vida aparentemente normal, até que um fato curioso começou a tirar o seu sossego, cartas misteriosas, com algumas perguntas estranhas começaram a aparecer em sua casa. O conteúdo das cartas traziam conhecimentos filosóficos sobre os filósofos naturais, pré-socráticos, medievais, modernos e pós-modernos, para a menina, eram questões instigantes, seus professores da escola não tinham o hábito de levar as crianças a pensar.

Quem é você? de onde vem o mundo?, Sofia ficou perplexa com estas questões, elas não estavam no cronograma de estudos do seu cotidiano escolar. Buscou no seu esconderijo, o silêncio necessário para pensar a respeito. Então, resolveu fazer-lhe as mesmas perguntas que havia recebido: Quem é você? Ao olhar-se no espelho, viu a sua imagem refletida e repetia os mesmos movimentos. A partir disso ela refletiu sobre o outro questionamento: De onde surgiu o mundo? Ela lembrou-se das aulas de religião e pensou: ''o mundo foi criado por Deus'', mas pensou de novo e se perguntou: De onde veio Deus.

Naturalmente para Sofia tudo tem uma causa, para ela, Deus também foi criado, então ficou em dúvida e pensou de novo: haveria de ter uma explicação mais plausível para estas perguntas. Sofia realmente estava empolgadíssima com as cartas misteriosas, já não conseguia manter a concentração na escola, e tudo o que os professores tinham a ensinar, não eram questões relacionadas ao cotidiano das pessoas. A partir daí Sofia passou a entender que as pessoas se preocupavam com coisas banais. Sua colega de escola percebeu a sua indiferença, quando a convidou para jogar baralho e peteca, a resposta de Sofia foi seca: "tenho coisas mais importantes a pensar”.

Ao chegar em casa, logo foi correndo para a caixa de correio e lá havia mais uma correspondência endereçada a Hilde Knag, mas aos cuidados de Sofia, cujo remetente é seu pai que está no Líbano. Sofia meditou sobre aquela situação, uma carta misteriosa de felicitações por seu aniversário de 15 anos, endereçada a outra menina. Exclamou Sofia: "Que pai em sã consciência faria uma coisa dessas", e ainda remetida a uma menina que ela nunca viu antes. Realmente aquelas cartas estavam mexendo com o mundo pacato de Sofia, e ela estava certa de uma coisa, o autor das cartas iria se manifestar outra vez. Após chegar da escola, Sofia foi correndo verificar se haviam mais cartas, encontrou mais uma, com seguinte frase: Curso de Filosofia, Maneje com cuidado!

A principal atitude de um filósofo é a admiração sobre as coisas, segundo a narração da carta, o filósofo comparou a atitude de uma criança que se maravilha com muitas coisas, quando vê um cachorro logo diz "au au" com grande entusiasmo, e nós os vividos dizemos, sim, um cachorro, mas fique em silêncio, por favor!, isto com certeza é a primeira atitude, admirar-se, outro exemplo para classificar a indiferença dos adultos, é a mágica no momento do ápice, pois é o truque onde todos se maravilham e tentam descobrir como foi que o mágico fez aquilo. Logicamente um adulto possui a maturidade o suficiente para entender que o mágico a iludiu, mas as crianças ficam maravilhadas e admiradas com o coelhinho que saiu da cartola. (Narração do filósofo) Vamos começar nosso curso Sofia pela antiga Grécia, mais propriamente pelos mitos. Os mitos eram as histórias dos deuses que explicavam a vida assim como ela é.

Dias depois, chegou outra carta com a seguinte pergunta: Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? Hoje, Sofia, vamos estudar sobre os filósofos da natureza, esse título sobrevém pelo simples fato de que eles se interessavam pelos processos naturais. O primeiro filósofo de que se tem notícia nessa época se chama Tales, ele considerava que a água é a origem de todas as coisas, o próximo filósofo é Anaximandro, ele dizia que o nosso mundo era apenas um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa ao qual ele chamava de infinito. Depois veio Anaxímenes, para ele, terra, água e fogo surgiram de um único elemento o ar. Logo depois, surgiu na cidade de Eléia, um filósofo chamado Parmênides que acreditava que tudo o que existe sempre existiu, ele dizia que nada surgiu do nada, ou seja, nada pode se transformar em algo diferente do que já é. Nessa mesma época viveu Heráclito, para ele as transformações eram importantes, tudo está em movimento e nada dura para sempre.

Outro filósofo que não se deu por satisfeito, e que disse que tudo surgiu de um elemento básico foi Anaxágoras. Para ele a natureza era composta por uma infinidade de partículas invisíveis. Assim, seguiram-se as cartas misteriosas à Sofia, e ela cada dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com