TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo De Sofia

Trabalho Universitário: O Mundo De Sofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.703 Palavras (15 Páginas)  •  1.452 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO 4

2 O SURGIMENTO DO LIVRO – O MUNDO DE SOFIA 5

3 SÓCRATES 6

3.1 A FILOSOFIA EM ATENAS 6

3.2 O HOMEM NO CENTRO 6

3.3 QUEM FOI SÓCRATES? 6

3.4 ARTE DO DIÁLOGO 7

3.5 UM CURINGA EM ATENAS 7

4 PLATÃO 8

4.1 PLATÃO: A ACADEMIA DE PLATÃO 8

4.2 O MUNDO DAS IDÉIAS 8

4.3 O VERDADEIRO CONHECIMENTO 8

4.4 UMA ALMA IMORTAL 9

4.5 DEIXANDO PARA TRÁS AS TREVAS DA CAVERNA 9

4.6 O ESTADO DOS FILÓSOFOS 10

5 A CABANA 11

6 ARISTÓTELES 12

6.1 ARISTÓTELES - FILÓSOFO E CIENTISTA 12

6.2 AS IDÉIAS NÃO SÃO INATAS 12

6.3 AS FORMAS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS COISAS 12

6.4 A CAUSA FINAL, OU DA FINALIDADE 13

6.5 LÓGICA 13

6.6 A ESCADA DA NATUREZA 13

6.7 ÉTICA 14

6.8 POLÍTICA 14

6.9 A VISÃO DA MULHER 14

7 O HELENISMO 15

7.1 RELIGIÃO, FILOSOFIA E CIÊNCIA 15

7.2 OS CÍNICOS 15

7.3 OS ETÓICOS 15

7.4 OS EPICUREUS 16

7.5 O NEOPLATONISMO 16

7.6 MISTICISMO 16

8 OS CARTÕES-POSTAIS 18

9 CONCLUSÃO 19

10 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 20

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a leitura do livro (O Mundo de Sofia), percebe-se que ele retrata uma forma diferente e simples de ensinar Filosofia. Serão ressaltadas as idéias, os pensamentos e as descobertas dos principais filósofos da antiguidade.

Considerando que, quando Atenas se torna o berço da cultura grega, o homem passa a ser o centro, juntamente com o seu papel e lugar que ocupa na sociedade.

Os princípios da ciência começam a surgir e também a investigação de como explicar o desenvolvimento das coisas naturais e das criadas pelo homem, também a curiosidade do homem em descobrir os mistérios do corpo humano e descoberta de um lugar para a alma.

Portanto homem também passa a estabelecer relações sociais, e com isso aparecem os conflitos, e por meio disto inicia-se a política, a lógica, a ética, o significado da mulher e sem desconsiderar que naquela época se davam grande valor às virtudes para os seres humanos.

2 O SURGIMENTO DO LIVRO – O MUNDO DE SOFIA

Hilde olhava-se no espelho que continha um segredo. Se fizesse bastante esforço conseguiria piscar os dois olhos e ainda sim ver seu reflexo piscando sem estar em sincronia.

Então viu que em cima do criado mudo um de seus presentes e abre-o.

Quando pegou a caixa viu que era pesada. Abriu e viu um enorme fichário, todo escrito a mão. Será que aquilo era seu presente? O título era “O MUNDO DE SOFIA” e logo abaixo estava escrito “O verdadeiro conhecimento é para o homem como o sol que fecunda o solo”

Hilde leu cada capítulo atentamente... "Sócrates", "Platão", "Aristóteles" até "Berkeley". Já era tarde, mas não deixava de pensar em tudo que lera e em como Sofia se sentia.

Então Hilde seguiu firme na companhia de sua amiga Sofia...

3 SÓCRATES

3.1 A FILOSOFIA EM ATENAS

Os três maiores filósofos da Antiguidade eram: Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates foi o primeiro filósofo nascido em Atenas. A partir de sua época Atenas passa a ser o centro da cultura grega e também ocorre a mudança essencial em todo o projeto filosófico. Mas antes de contar sobre Sócrates é preciso saber um pouco sobre os sofistas.

3.2 O HOMEM NO CENTRO

Em 450 a.C Atenas se transforma no centro cultural da Grécia. Nesta época os focos que estavam nas questões culturais, passam a ter como foco o homem e a posição que ele ocupava na sociedade. Também estavam desenvolvendo uma pequena democracia, e devido a isso era necessário que as pessoas recebessem uma educação suficiente para participar dos processos democráticos. Particularmente era preciso possuir a retórica, a arte de bem falar, e é em meio a este contexto histórico que surgem os sofistas, os mestres e filósofos inerentes, que vinham das colônias gregas para Atenas, eram pessoas estudiosas, ganhavam a vida em Atenas ensinando os cidadãos.

O sofista Protágoras (487-420 a.C), disse a frase: “O homem é a medida de todas as coisas”, que queria dizer que todas as coisas deveriam ser avaliadas de acordo com as necessidades dos homens. Os sofistas faziam em Atenas discussões sobre o que seria natural e o que seria criado pela sociedade.

3.3 QUEM FOI SÓCRATES?

Sócrates (470-399 a.C.) foi o personagem mais enigmático de toda a história da filosofia. Nasceu em Atenas e lá passou toda a sua vida. Apesar de não ser bonito fisicamente, no seu interior era uma pessoa maravilhosa. Foi condenado a morte por sua atividade como filósofo. Todos os seus pensamentos e idéias foram escritos por Platão, que foi seu discípulo, e por isso não podemos afirmar que foi realmente Sócrates que as fez.

3.4 ARTE DO DIÁLOGO

A atuação de Sócrates como filósofo era de ensinar as pessoas, mas não de forma tradicional (apenas ensinar), mas sim promover um diálogo. Ele fazia perguntas às pessoas como se não soubesse de nada, e com isso conseguia fazer os seus interlocutores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com