TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo De Sofia

Pesquisas Acadêmicas: O Mundo De Sofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

Sofia Amundsen voltava da escola para casa possui os cabelos escorridos de tão lisos. Ela morava na rua Kloverveien e como de costume, abriu a caixa de correio. Encontrou apenas uma carta, sem remetente e endereçada a ela, com a pergunta “Quem é você?”. Após refletir, não chegou a nenhuma conclusão. Ela apenas sabia que o fato de existir estava entrelaçado com o pensamento de que um dia morreria. Depois, Sofia recebeu um envelope semelhante, mas a pergunta era diferente: “De onde vem o mundo?”. Apesar de não saber a resposta, achou a pergunta pertinente. Ela estava tão perturbada com as cartas misteriosas que foi para seu esconderijo pensar.

A única conclusão que chegou foi que tudo o que existia tinha um começo. Mas quem seria o primeiro a criar o começo? Mais estranho ainda foi quando Sofia encontrou um cartão de aniversário para Hilder Moller Knag, aos cuidados de Sofia. Sofia não conhecia ninguém com esse nome de Hilde, fazia quinze anos no mesmo dia que ela. Em uma única tarde, ela tinha sido colocada diante de três enigmas. No dia seguinte, Sofia recebeu um outro envelope, escrito “Curso de filosofia”. Ela começou a receber aulas diárias sobre o assunto.

A primeira carta explicava os conceitos básicos de filosofia. Os filósofos acreditam que nós, os seres humanos, temos a necessidade de descobrir quem somos e por que vivemos. O melhor meio de se aproximar da filosofia é fazendo perguntas filosóficas. Mesmo que seja difícil responder a uma pergunta, isso não significa que ela só tenha uma resposta correta.

Na continuação do curso, Sofia aprendeu que a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é manter a capacidade de nos admirarmos com as coisas. Porém, à medida que crescermos, acabamos nos acostumando com o mundo em si. Com isso, perdemos algo essencial e os filósofos querem nos lembrar disso. Um filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com este mundo.

A aula seguinte foi sobre mitos. Mito é a história de deuses e tem por objetivo explicar como que a vida é. Por exemplo, no norte da Europa, Thor era considerado o deus da fertilidade, pois quando agitava o seu martelo, produziam-se raios e trovões, que eram acompanhados por chuvas. Thor também era importante na luta contra as forças do caos. Como as pessoas precisavam participar das lutas do bem contra o mal, foram iniciados os rituais religiosos, visões míticas existiam no mundo todo.

Os primeiros filósofos gregos criticaram a mitologia descrita por Homero, porque os deuses representados tinham muitas semelhanças com os homens. Pela primeira vez na história da humanidade foi dito claramente que os mitos talvez não passassem de frutos da imaginação do homem. O objetivo dos primeiros filósofos gregos era encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Sofia entendeu que as pessoas sempre tiveram a necessidade de explicar os processos da natureza e que elas talvez nem pudessem viver sem tais explicações. E por causa disso inventaram os mitos, pois naquela época não existia a ciência ou algo parecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com