TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo De Sofia

Artigo: O Mundo De Sofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 3

O MUNDO DE SOFIA - Jostein Gaarder;

Hume: cresceu nas proximidades de Edimburgo, na Escócia e foi o segundo dos empíricos britânicos que defendiam a opinião de que nossa mente é totalmente vazia de conteúdo, enquanto não vivemos uma experiência sensorial. Mais do que qualquer outro, ele toma o mundo cotidiano como ponto de partida para sua reflexão. Querendo retornar a forma original pela qual o homem experimenta o mundo. Hume queria retornar ao modo como a criança experimenta o mundo, antes de o espaço de sua mente ser tomado por pensamentos e reflexões. Para ele, nenhuma filosofia que não aquela a que chegamos pela reflexão sobre o nosso cotidiano seria capaz de nos conduzir para alem dessas mesmas experiências cotidianas. A primeira coisa que constata é que o homem possui impressões, de um lado, e ideias de outro. Por impressão ele entende a percepção imediata da realidade exterior e pela ideia ele entende a lembrança de tal impressão. A diferença entre elas é que a impressão é mais forte e mais viva do que a lembrança que se tem dela mais tarde. Hume estão fica preocupado com o fato de que às vezes formamos ideias e noções complexas, para as quais não há correspondentes complexos na realidade material. Para Hume, porem, todo o material que usamos para compor nossas imagens oníricas chegou um dia à nossa consciência por meio de impressões simples. Nossa mente seria então uma espécie de teatro, no qual estes diferentes conteúdos se sucedem em suas entradas e saídas de cena, para ele o homem não possui uma base de personalidade, atrás ou abaixo da qual desenrola a cena de que não vemos que o filme se compõe de imagens isoladas. Resta acrescentar que a analise de Hume da consciência humana e a sua recusa em aceitar um núcleo constante e imutável para a personalidade já tinham sido defendidas por Buda. Também no âmbito da ética e da moral Hume se opôs ao pensamento racionalista que consideravam uma qualidade inata da razão humana o fato de ela poder distinguir entre certo ou errado, também chamada de direito natural. Mas Hume não acreditava que a razão determina o que dizemos e fazemos e sim nossos sentimentos.

Iluminismo: depois de Hume, o alemão Kant foi o próximo grande construtor de um sistema filosófico. Mas também a França teve muito pensadores importantes que se concentraram em sete pontos sobre as ideias do Iluminismo Frances, entre eles: a revolta contra as autoridades onde achavam que era muito importante permanecer céticos a todas as verdades herdadas e acreditavam que o próprio individuo deveria encontrar respostas às perguntas. A revolta contra o velho autoritarismo não tardou a se voltar também contra o poder da Igreja, do rei e da aristocracia. O segundo ponto seria o racionalismo que leva a semelhança dos humanistas da antiguidade, como Sócrates e os estoicos a uma crença inacabável da razão humana evidente no período do iluminismo francês. E isto levou ao pensamento do iluminismo dizendo a então que era chegado o momento de iluminar as amplas camadas da população, ou seja, de esclarecê-las. De volta a natureza esta era a palavra de ordem da critica à civilização. Só que para os filósofos do iluminismo a natureza era quase a mesma coisa que a razão. Isto porque, para eles, a razão era uma dádiva da natureza ao homem. Entre isso muitos lutaram por aquilo que podemos chamar de cristianismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com