TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo De Sofia

Artigo: O Mundo De Sofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  6.095 Palavras (25 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO DO LIVRO O MUNDO DE SOFIA

Sofia era uma menina de quinze anos que morava com sua mãe e seu pai, mas o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo. Num dado dia , quando vinha da escola, encontrou dois pequenos envelopes brancosna caixa de correio. Cada um deles tinha uma pergunta e elas levaram Sofia a refletir sobre a vida e a origem do mundo. Também recebeu um cartão-postal que deveria ser entregue a uma pessoa que ela nem conhecia e a qual o nome era Hilde.

Sofia foi pensar e refletir sobre os envelopes em um esconderijo no jardim de sua casa. Para ela, ele representava um mundo à parte, um paraíso só dela, como o jardim do Éden mencionado na Bíblia.

O conteúdo do envelope que Sofia recebeu dizia que as pessoas falam de diversos tipos de assuntos: umas gostam de esporte, outras gostam de observar os astros. Mas não pensam que existem questões que deveriam interessar a todos como, por exemplo, saber quem somos e de onde viemos. Essas e muitas outras têm sido pensadas e discutidas há muito tempo mas isso varia de acordo com o contexto .

Também devemos procurar nossas respostas e é fundamental sabermos o que foi dito em outras épocas para que possamos formar uma opinião própria. O professor de filosofia também faz menção a um truque mágico onde um coelhinho branco é tirado de uma cartola preta. Sendo assim, ele dizer pra Sofia que também fazemos parte de um grande mistério e nos comparar ao coelho com a diferença de que, ao contrário do coelho, temos consciência de que estamos participando de um enigma e procurando respostas para isso.

Sofia recebe outro envelope amarelo o segundo no mesmo dia. Primeiro, o professor cita: "a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas". Depois diz que os bebês possuem esta capacidade mas, à medida que crescem, vão perdendo-a. Desse modo, ele faz uma comparação de um filósofo e uma criança: tanto um quanto o outro ainda não se acostumaram com o mundo e não pretendem se acomodar com as coisas.

No dia seguinte Sofia leu sobre a visão mitológica do mundo. Os mitos surgem da necessidade do homem justificar fenômenos naturais e sociais. Tudo que ocorria aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo do sobrenatural que era o dos deuses.

Homero e Hesíodo(700 a.c) registram por escrito quase tudo sobre a mitologia grega. Isso foi importante, pois agora era possível questioná-la. Xenófanes foi um filósofo crítico em relação aos mitos pelo fato de seus representantes terem sido criados à imagem e semelhança das pessoas.

A denominação "filósofos da natureza" é dada aos primeiros pensadores gregos por eles se interessarem pelos fatores naturais. Eles sairam do ideia que sempre existiu alguma coisa e, vendo as transformações que se passavam no meio ambiente, perguntavam-se como era possível. Então, acreditavam que havia leis naturais básicas que regiam as transformações. A filosofia libertou-se da religião a partir de quando foram achando respostas lógicas através da observação para explicar os fenômenos e não por deuses.

Por exemplo um dos filósofos que dão inicio aos estudos filosóficos era Tales que achava que água era um elemento de suma importância pois dela tudo se origina e pra ela tudo retornava. Outro filosofoAnaximandro não pensou como Tales. Pra ele , a Terra era um entre outros mundos surgidos de alguma coisa, essa "alguma coisa" que ele chamou de infinito. E finalmente, Anaxímenes diz que o ar é a substância básica de todas as coisas. A água seria a condensação do ar e o fogo, o ar rarefeito. Pensava ainda que se comprimisse mais ainda a água, esta se tornaria terra.

Para Parmênides, nada podia vir do nada e nada que existisse poderia se transformar em outra coisa, não confiava nos sentidos. Não acreditava nem quando via mas sabia que a natureza se transformava. Já Heráclito pensava que a principal característica da natureza eram suas constantes transformações e cheia de opostos..

Para acabar essas discussões dos filósofos vem Empédocles que fez uma síntese do modo filosófico Heráclito e Parmênides e com isso chegou a um novo pensamento que era uma mistura de Heraclito e Parmenides .

Empédocles acreditava na existência de mais de uma substância . para ele havia quatro elementos básicos: terra, ar fogo e água e tudo existente era produto da junção destes. Pensava também que o amor e a disputa eram duas forças que regiam a natureza. O amor une e a disputa separa as coisas.Outro filosofo Anaxágoras dizia que as coisas eram feitas a partir de partículas invisíveis a olho nu e que mesmo na pequena parte existe um todo e ele denominava essas partículas de germens e imagina uma força superior criadora de todas as coisas.

Anaxágoras foi o primeiro filósofo de Atenas, mas foi expulso da cidade acusado de ateísmo. Interessava-se por astronomia, explicou que a Lua não possuía luz própria e como surgiram os eclipses.Dai vem Demócrito foi o ultimo filosofo da natureza ele imaginava partículas indivisíveis e imutáveis e eternas que chamou de átomos que constituíam corpos e coisas.

Era justamente por isso que o Lego era o brinquedo de Sofia. Ele podia ser utilizado para a construção de vários objetos, ficando a cargo da imaginação das dela . Era resistente e "eterno", pois em qualquer época, crianças se interessavam por este tipo de entreterimento.

Uma das características dos antigos gregos era de serem fatalistas, isto é, acreditar que tudo que vai acontecer já está pré-destinado. Para eles, as doenças eram vistas como um castigo dos deuses. Achavam também que os deuses podiam curar as pessoas, bastando para isso que lhes fosse feito o sacrifício apropriado.

Sofia recebeu a carta do seu professor de filosofia que pedia desculpas por recusar o convite de ir até a sua casa conhecê-la pessoalmente pois ela havia pedido para ele que queria conhece-lo. Nela estava seu nome: Alberto Knox. No entanto, ele a presenteou com uma echarpe de seda. Quando olhou o verso da carta, viu algumas perguntas e passou algum tempo refletindo sobre elas. Ela estava em seu esconderijo. Num dado instante, percebeu que alguém vinha da floresta. Passados alguns instantes, entrou em seu local secreto um grande cão labrador com um envelope amarelo na boca. Então, ela descobriu que ele era o mensageiro de seu professor. A nova carta falava da filosofia em Atenas e de Sócrates.

Em Atenas primeiro surgiram os sofistas – homens que criaram uma crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com