TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo pos moderno

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Filosofia – Enrique Porta

Diego de Souza Dornelas – Eng. Civil 1º período

Mundo pós Moderno

Tese

A obra retrata o surgimento do pós modernismo, que caracteriza-se pelo relativismo. Discute-se a tecnologia, preconceito, individualismo, superpotências e novas concepções culturais. Temas que são abordados de forma crítica.

Resumo e relação dos capítulos com a tese

Modos e modas de nosso tempo

A moda nos anos 60 e 70 provocou uma transformação, que teve uma forte influência sobre a sociedade, se tornou algo muito mais fugaz, dinâmico e superficial, as vestimentas expressam novas concepções culturais.

No campo da moda é ilustrativa a presença da transitoriedade, e a relatividade é possível ver como a sociedade se transformou, a sensualidade passou a ser presente através das roupas.

Quando o vídeo game captura a vida

O mundo está entrando em uma nova era, em que as tecnologias estão revolucionando a relação do homem com a máquina como, por exemplo, o vídeo game. Que influencia e muitas vezes afeta o psicológico dos jovens com os jogos violentos.

Há dois pontos de vistas: os otimistas apóiam a tecnologia, pois acreditam que ajuda o raciocínio e darão impulso à educação e os pessimistas acreditam que os vídeos games representam uma ameaça a capacidade de pensamento e socialização humana.

A sociedade das tribos

Na sociedade contemporânea vão surgindo pequenas organizações sociais (micro grupos), como os funkeiros, cyberpunks, neonazistas, “futegangues”. O que chama atenção é a formação de gangues e grupos marginais que usam a violência para combater o “sistema”.

Os movimentos das tribos são marcados por uma ausência de luta no espaço real, e passa a ser vivido a partir do virtual.

             

 1

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Filosofia – Enrique Porta

Diego de Souza Dornelas – Eng. Civil 1º período

Mundo pós Moderno

A música que não é musica

Na nova era a musica sofre golpes, desde a alteração e a apropriação de sons até o desconhecimento, desprezo do direito autoral. Todos os grupos defendem sua intervenção musical. Os músicos alternativos retratam situações da sociedade atual como, as drogas, violência, prostituição e o racismo.

Como é característico do pós-modernismo encerra-se a divisão do que é popular e o que é alta cultura, o que é produzida pelo virtuoso, o que é feito por computador.

A droga como poder estratégico

Na contemporaneidade a droga assumiu um significado econômico e geopolítico, onde se tornou o principal inimigo das democracias e a maior fonte de renda ilícita de todo o mundo. Com isso surge a cultura do sexo, drogas e rock’n’roll.

As drogas são altamente exploradas e possui muitos dependentes, assim para combatê-la se torna cada vez mais difícil. Tornando-as licitas, acabaria com o sistema de corrupção e fracassaria as estruturas clandestinas.

O crime engoliu as cidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com