TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No pensamento de Rousseau

Por:   •  30/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

A burguesia, a igreja e o pensamento conservador o têm como um de seus grandes incômodos. Why?

O que há de original no pensamento de Rousseau que não tenha sido proposto pelos outros contratualistas? O pensamento de Rousseau é muito original quando comparado com os outros filósofos modernos do iluminismo, pois os iluministas pregavam um racionalismo muitas vezes extremado o que não ocorre com as propostas de Rousseau nem em relação ao seu estadod e natureza e muito menos em relação ao homem em seu estado natural. Por outro lado, ele também não cai no obscurantismo religioso.

“ Para nós, existir é sentir; nossa sensibilidade é incontestávelmente anterior á nossa inteligência, e tivemos sentimentos antes de ter ideias”.

Para Rousseau, a civilização não poderia ser considerada o apogeu da vida humana, em oposição a uma vida natural primitiva. (observe com esta observação de Rousseau um pensamento comum com o relativismo cultural o qual não aceitava uma ideia de escalonamento social, hierarquia social. Não haveria uma cultura civilizada superior a uma outra).Ele ressalta que em sociedade o comportamento humano se altera em busca de ganhos e vantagens sociais. A polidez, a etiqueta e a educação escondem o interesse social por detrás da relação com o outro,dando-se importância ao luxo e as relações superficiais.

Ele aponta que o que ocorre é um vício de observação e condena esse vício cometido pelos outros contratualistas os quais ao apontarem para o homem em seu estado de natureza, enxergaram o indivíduo por uma ótica cheia de características pertinentes ao contexto social e político de sua contemporaneidade e não da situação do homem em Estado pré – contratualista.

Ao falar de relações sociais superficiais e de estabelecer uma crítica as artes Rousseau recebeu uma crítica de Voltaire que entendia que segundo a perspectiva de Rousseau o homem deveria abandonar a civilização, mas não era esse o ponto de vista de Rousseau, a proposta dele iria muito além disso. Ele nãio buscava que o homem retornasse a um estado natural, ele buscava que os homens fossem capazes de entender e enxergar as suas próprias mazelas e é justamente por isso que ele se nega a aceitar o Estado natural dos outros contratualistas, pois aceitar um contratualismo que tem como centro um homem revestido dosm vícios sociais contemporâneos é não apenas ignorar o real problema como ao memso tempo fundamentar a sua existência,causando sua aceitação.(Continua)

O empirismo, Rousseau atribui grande parte do vício,ponto cego, dos outros contratualistas ao empirismo, pois se o conhecimento for formado a partir das experiencias e dos sentidos o conhecimento em si terá uma limitação muito grande,pois estará sempre condicionado a uma experiência do presente, portanto, inevitável que ao elaborar uma teoria sobre o estado de natureza com base empírica o teórico não consiga se desvencilhar da imagem de homem que ele mesmo tem em sua civilização.Portanto, logo ele encontraria um homem egoísta e que visa seus interesses em detrimento dos outros, podendo se tornar inclusive o lobo do próprio homem.

Em um conceito sociológico, o anacronismo ou anticronismo consiste em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo. Em outras palavras, o anacronismo é uma forma equivocada onde tentamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com