TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO POLÍTICO DE ROUSSEAU

Por:   •  13/11/2018  •  Dissertação  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

O PENSAMENTO POLÍTICO DE ROUSSEAU

       Jean-Jaques Rousseau foi um grande filosofo suíço, que por sua vez acreditava que o homem nasce bom, a sociedade é o que lhe corrompe, ou seja, a natureza do homem é boa. Rousseau não tinha o simples objetivo de analisar o aspecto jurídico, e sim a maneira que ele se sustenta, sua visão é mais amplificada e abrangente do que o aspecto jurídico do estado, que sustenta uma esfera social, que nada mais é que um ambiente no qual as pessoas não conseguem amplificar sua visão, sempre fica refém dos limites da esfera.

        Rousseau constata a tese de que lá no início os homens não tinham muito contato uns com os outros, portanto não pertenciam a grupos sociais e assim viviam bons “como é sua natureza”. Enquanto os anos se passavam e os homens começaram a viver juntos e em sociedade, Rousseau percebeu e desenvolveu a teoria de que o homem é bom por natureza, a sociedade é o que lhe corrompe, pois quando o homem era sozinho, ele fazia as coisas por vontade própria, a partir do momento em que ele começa a viver em uma comunidade, um grupo social, ele passa a ser individualista e materialista sendo assim ele começa a querer posses como propriedade privada e bens materiais, e pode ocorrer que o individuo passe a querer bens de outras pessoas. Para Rousseau, isso é considerado corrupção, pois só vamos atrás de coisas para o nosso próprio bem, nosso conforto, e é assim que o homem sai de sua natureza de “homem bom” e passa a se tornar mau.

        Todos dizem que o homem é livre, porém não somos livres, somos limitados pela quantia q recebemos, bem como muitas vezes as pessoas não são livres para a escolha do cargo assalariado, e sim escolhem dentre as opções disponíveis para eles, dependendo do nível de cada um.

        Em mudança do estado de sociedade para um contrato social, Rousseau fez uma proposta, pois o contrato social é quando todos os cidadãos vão sair do estado de sociedade e migrar para o contrato social, que é um estado novo e bom.

       A outra proposta de Rousseau é a implantação de uma democracia direta, onde os cidadãos participam da criação e implantação de novas leis que todos vão se submeter. O que Rousseau quer dizer é que nenhum cidadão tem o livre arbítrio, e a única forma é a democracia direta, onde todos iriam decidir as novas leis.

       O terceiro projeto de Rousseau é a vontade geral, que é fazer aquilo que é certo e não o que a maioria quer. Um grande exemplo é a mentira, é bom ou ruim mentir? Para Rousseau mentir é errado, por mais que muitas pessoas falam que depende da mentira.        Para Rousseau quem cria as leis é uma pessoa de caráter, pois ele não vai pelo que a maioria quer e sim pelo que é certo e correto, essas pessoas diria que independentemente do nível da mentira, mentir é errado, não existe um meio termo.

        Rousseau firma que as pessoas são soberanas, pois compete com a ideia de rumo do estado, uns querendo se sobressair mais que os outros, sendo assim a lei “justa”, com a liberdade e igualdade para todos, seria a vontade geral, que nada mais é que o certo.    

        Rousseau que realmente defendia suas ideias para a melhora da sociedade, no modo da vontade geral, com liberdade dentro das leis, pois ele sabia que não somos livres, de alguma forma, sempre paramos pra pensar em nossas escolhas, pedir conselhos, e por fim tomamos uma decisão, ninguém é livre pra fazer o que quer, mas ele queria fazer as leis de uma forma onde todos pudessem ser o mais livre possível para que todos se saíssem bem, da vontade geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com