TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Norbert Elias (Livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia)

Por:   •  25/1/2017  •  Resenha  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIOLOGIA

Norbert Elias

Janeiro, 2017

Sumário

Biografia        3

Conceitos e Obras        3

Contribuição aos Debates Atuais        5

Norbert Elias (Livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia)        5

Referências Bibliográficas        6

Norbert Elias

Biografia

Sociólogo alemão, Norbert Elias nasceu em 1897, na então cidade alemã de Breslau (atual Wroclaw, Polónia), e veio a falecer em 1990, nos Países Baixos, onde passou a fase final da sua vida. Com formação de base nas áreas da medicina, filosofia, psicologia e sociologia, lecionou na Universidade de Heidelberg (1924-29) e na Universidade de Frankfurt (1939-33), onde teve Karl Mannheim por colega. A ascensão do nazismo forçou-o a abandonar a Alemanha em 1933, tendo-se estabelecido na Grã-Bretanha após uma passagem por Paris. Só voltou a lecionar após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando aceitou os convites da Universidade de Leicester (1954-62), da Universidade do Ghana (1962-64) e do Zentrum für Interdisziplinare Forschung em Bielefeld, na Alemanha.

A obra que lhe granjeou seguidores teve um impacto mínimo quando da sua primeira publicação em 1939; trata-se de Über der Prozess der Zivilisation. Nesta, o autor analisa a formação e a consolidação dos estados na Europa e inter-relaciona-a com as alterações nos padrões individuais de comportamento e de personalidade, recorrendo a interessantes fontes ilustrativas, como sejam as das regras de etiqueta. Esta interdependência entre os indivíduos e a sociedade em que vivem é recorrente nas obras de Elias e as suas consequências teóricas correspondem à linha da “figurational sociology” com a qual o autor se identifica. As influências de Max Weber e de Freud são detectáveis na sociologia de Elias.

Conceitos e Obras

Responsável por desenvolver uma visão e teoria social inovadora Norbert Elias contribuiu no processo dos estudos sociológicos que trabalham com a demonstração dos processos sociais, os processos de interação humana na sociedade.

Elias acreditava que a sociologia tinha como função “Alargar nossa compreensão dos processos humanos e sociais e adquirir uma base crescente de conhecimento mais sólido acerca desses processos”.

Um estudo de suas obras exibe que sua construção tem caráter crítico uma vez que é moldada a partir da identificação das deficiências e limitações das perspectivas teóricas clássicas das ciências sociais, com as versões do estruturalismo e funcionalismo parsoniano.

Suas críticas são principalmente são evidentes no primeiro plano onde visa refutar a característica funcionalista relacionada as estruturas sociais onde os indivíduos exercem obediência e são forçados por elas.

Na teoria de Elias a relação entre indivíduo e sociedade tem outra concepção pois não assume nem aceita posições totalizadoras e nem individualistas dos processos sociais.

A teoria criada por ele tem a função de analisar processos sociais baseados nas atividades dos indivíduos que são motivadas por necessidades, esses são orientados uns para os outros e unidos por meio de diversas formas.

Os indivíduos criam teias de interdependência que configuram várias estruturas: família, cidade, nações. Esse conceito é aplicável em qualquer situação de interdependência humana.

A mudança social por Norbert Elias advém de que as cadeias de interdependência se modificam; ganhando o nome de diferenciação de integração.

As cadeias se tornam mais complexas e nesse processo as antigas formações sociais dão lugar a novas com nova estrutura e mentalidade.

Portanto o processo civilizador de Elias é basicamente a imagem dessas mudanças nas cadeias de interdependência humana.

As principais obras de Norbert Elias: Über der Prozess der Zivilisation (1939); Die Höfische Gesellschaft (1969); Was istSoziologie? (1970); The Loneliness of Dying (1982); Involvement and Detachment (1986); Die Gesellschaft der Individuen; Studien über die Deutschen (1989).

Contribuição aos Debates Atuais

Várias de suas obras mas particularmente “O processo civilizador” trouxeram novidades e métodos de análise que ao dialogar com contextos históricos e culturais de forma diferente das outras vertentes e teorias da sociologia montou um mapa de como os comportamentos e atitudes individuais são construídos pelas atitudes sociais.

Sua obra trabalha na Idade Moderna e dialoga com a psicanálise de Freud no que diz respeito a construção sociológica dos conceitos de autocontrole e dos sentimentos como a vergonha e a repugnância, no intuito de levantar uma linha que traça a história e sociologia da ideia da civilização criada pela Tempos Modernos.

Norbert Elias (Livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia)

O livro trabalha o material de Norbert Elias no capitulo 11 que tem em seu início a descrição de acontecimentos do filme Tempos Modernos, é aqui que o livro se apoia nas Teorias de Elias para interpretar o sonho que os personagens tem no filme, uma vez que exibe modelos de família, privacidade e convivência social conhecidos no Ocidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com