TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO - QUESTÕES AVALIATIVAS

Artigo: O CONHECIMENTO - QUESTÕES AVALIATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  1.564 Visualizações

Página 1 de 4

O CONHECIMENTO – QUESTÕES AVALIATIVAS

Questão 1 – A filosofia e o mito foram formas que o homem encontrou para enfocar, conhecer e compreender a realidade, isso ocorria na medida em que ele procurava suprir suas necessidades, pois não há conhecimento que se realize fora da relação do homem com o mundo. Sendo assim, qualquer tipo de conhecimento que o homem possui não é neutro ou desinteressado, mas construído sob uma perspectiva social, política e cultural, e, portanto, histórica, ou seja, à medida em que o homem se relaciona com os outros homens, ele adquire e constrói entendimentos sobre a realidade que o cerca. Neste processo de construção, o conhecimento que é produto de uma prática que se faz social e historicamente situada, pode ser espontâneo ou de senso comum, científico e também filosófico.

Com base nas aulas ministradas e de acordo com os assuntos discutidos em sala, escreva um texto dissertativo que discuta “a importância do senso comum e do conhecimento científico para a vida do homem”.

Questão 2 – O que significa “conhecer”? Você diria que há muitas formas diferentes de “conhecer”?

Conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. No conhecimento a dois elementos básicos: O sujeito e objetivo, o sujeito é o individuo que possuem capacidade de adquirir conhecimento ou de conhecer. O objeto é o que pode conhecer. Há varias formas de diferentes conhecimentos, como: Mítico, popular, científico, técnico, artístico entre outros.

Questão 3 – Escolha dois tipos de conhecimentos e apresente para cada um, um exemplo, a partir de um pequeno trecho obtido em alguma noticia ou texto da internet.

Conhecimento popular: É aquele que adquirido pela população, passado de geração pra geração, é algo que não é estudado, apenas se baseiam nas suas crenças.

EX: Segundo o conhecimento popular, a mulher quando menstruada, não pode andar descalça, nem comer comidas consideradas carregadas (Manga, Abacaxi, Frutos do mar e etc.). Quando isso é descumprido, aumenta o fluxo sanguíneo.

Conhecimento mítico: Trata-se de um tipo de conhecimento que se baseia em intuições e se deriva de entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de que tudo existe. Baseia-se também em relatos fabulosos que tenta explicar os fenômenos da natureza.

EX: A caixa de pandora é um artefato da mitologia grega, que foi retirada da criação de Pandora (primeira mulher criada por Zeus). A caixa era, na verdade, um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo.

Questão 4 - O que é ciência? Por que dizemos que o conhecimento cientifico é sua própria crítica e é racional?

A ciência atualmente é designada pelo conhecimento adquiridos através de estudos e práticas, tomando como base princípios certos. O conhecimento científico pode ser considerado como sua própria crítica por se tratar de uma variável e estar em constante busca de novas respostas para determinados problemas, com isso, quando uma nova resposta é encontrada, a teoria que até então era defendida é derrubada. É racional porque precisa de provas concretas para se tornar científico.

Questão 5 - Por que a Fisioterapia é uma ciência? Discorra sobre o assunto.

Porque estuda, previne e trata o sistema do corpo humano gerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com