TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito Habilidades Sociais

Por:   •  19/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho sobre Habilidades Sociais.

.

Universidade Estácio de Sá, 30 de agosto de 2009.

Habilidades Sociais

_____________________________________________________________

CONCEITO

O termo habilidades sociais refere-se às diferentes classes de comportamentos sociais que fazem parte do repertório do indivíduo para que ele responda adequadamente às exigências das interações sociais. Na dimensão pessoal das habilidades sociais, foram identificados alguns componentes: existem três classes mais amplas de componentes, entre as quais estão outras subclasses, e ainda há outra classe adicional cujos componentes não poderiam ser enquadrados nas classes anteriores.

O desenvolvimento das habilidades sociais é primordial na promoção de qualquer interação social bem sucedida. Portanto, déficits em habilidades sociais podem levar a interações sociais insatisfatórias, o que inclui também as interações sociais dentro da própria família. Como ação extensionista no Programa Integrar, serão promovidos cinco encontros. Estes serão realizados através de vivências relacionadas às situações corriqueiras ao dia-a-dia dos adolescentes, crianças e idosos. O referencial teórico adotado é a Analise do Comportamento, que segundo Aron&Milicic (1994) é o enfoque teórico mais utilizado nos programas de desenvolvimento de habilidades sociais.
Entende-se que um Programa de Desenvolvimento Pessoal pode trazer muitos benefícios aos mesmos, melhorando sua qualidade de vida. Para tanto, serão trabalhadas algumas habilidades sociais que podem auxiliá-lo no bom convívio com as pessoas como, por exemplo, empatia, assertividade, comunicação, direitos e cidadania e expressão de sentimentos.

OBJETIVOS

Geral:

Possibilitar um espaço e um tempo psicológicos para vivenciar situações que facilitem a tarefa de autoconhecimento, reforçamento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades sociais, elementos indispensáveis para a formação de um indivíduo consciente.

Específico:

Desenvolver e treinar habilidades sociais importantes no cotidiano dos adolescentes, crianças e idosos.

 

METODOLOGIA

Público Alvo: crianças, adolescentes e idosos do Programa Integrar que se interessem pelo tema “Estar bem e Conviver com os outros”.

a) Inventário de Habilidades Sociais: o IHS é um instrumento de medida das habilidades sociais, elaborado com o objetivo de adquirir conhecimento sobre repertório dos sujeitos ou para avaliar os efeitos de programas de treinamento. Foi construído a partir do levantamento das situações que são mais pertinentes ao conceito de habilidades sociais e de pesquisas realizados pelos autores com universitários.
b) Cartilhas sobre o tema proposto no encontro, elaboradas pelos facilitadores.
c)  Programação estruturada de atividades, elaborada por psicóloga voluntária, alunos bolsistas em extensão e alunos voluntários. O programa aborda os seguintes aspectos: observação e registro de comportamento, comportamento não-verbal, emoções, empatia, assertividade, lidar com críticas e feedback.
d) Questionário de Avaliação do Programa de Extensão, composto por oito questões abertas e três fechadas. Elaborado pelos facilitadores e entregue aos participantes, os quais deveriam respondê-lo no último encontro, para que os facilitadores soubessem a opinião de cada um a respeito da estrutura do curso.
e)  Recursos audiovisuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com