TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  4.993 Palavras (20 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 20

TÉCNICAS DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS

O THS são empregadas técnicas derivadas dos vários modelos conceituais que constituem esse campo teórico-aplicado.

1.Técnicas de comportamento

As técnicas comportamentais, utilizadas no THS, fazem parte da terapia comportamental (TC). A TC engloba técnicas derivadas dos estudos de laboratório e também outras abordagens.

Embora tenhamos classificado as técnicas de THS como comportamentais, cognitivas e outras, tal classificação se embasa na tradição da área e nas especificidades dos problemas clínicos a que se destinam, mais do que em qualquer tentativa de purismo epistemológico. O THS vem se orientando para uma aproximação cada vez maior entre as técnicas, tornando difícil, na prática essas distinções.

  1. Ensaio Comportamental

O ensaio comportamental é uma das técnicas mais frequentes utilizadas no THS, permitindo o desenvolvimento de novos comportamentos e possibilidades que a pessoa em treinamento amplie seu controle sobre o próprio desempenho, seu potencial de observação, de escuta atenta e de auto-observação. Facilita ao terapeuta o recurso da observação direta do desempenho do cliente, aumentando, dessa forma, a confiabilidade e a segurança da intervenção sobre os comportamentos clinicamente relevantes.

A m,edida que correspondiam ao padrão desejado, os comportamentos ensaiados iam sendo reforçados num processo de modelagem.

Quando ao formato, o EC pode ser manifestado ou imaginário. Na modalidade manifesta o cliente desempenha em situação análoga aquela que vivenciou em seu cotidiano, permitindo ao terapeuta a observação direta de seus comportamentos. Na imaginária, o cliente elabora, mentalmente, a situação análoga aquela que seu cotidiano e imagina-se desempenhado de forma adequada e bem-sucedida. Esta modalidade é indicada á pessoa que apresenta grande dificuldade no desempenho aberto, mediado por cognição negativa. Sua vantagem está na flexibilidade, que permite seu uso em qualquer situação cotidiana.

Os principais passos dessa técnica

  1. Apresentação da situação problema pelo cliente a)intelocutor b)situação c)comportamento manifesto e encobertos do cliente d)difucldades ou déficit de comportamento
  2. Discussão rápida sobre a situação-problema com verificação pelo terapeuta a) se o cliente identifica alternativas comportamentais para a situação b)como o cliente avalia tais alternativas c) se o cliente e o grupo identificam as demandas da interação
  3. Arranjo de situação análoga
  4. Desempenho do cliente na situação estruturada, interagindo com os interlocutores
  5. Feedback ao desempenho. Nessa etapa o terapeuta conduz uma avaliação do desempenho, obedecendo à seguinte sequencia a) avaliação do próprio individuo sobre seu desempenho b) avaliação do interlocutor sobre o desemepnho da pessoa c) avaliação dos demais membros do grupo d) avaliação do terapeuta.
  6. Treino de desempenhos. Com base no feedback obtido, o terapeuta solicita novo desempenho( repetindo os passos 3 e 4).
  7. Preparação para generalização. Quando o desempenho já esta razoavelmente satisfatório o terapeuta explora situações variadas, criando dificuldades adicionadas para o fortalecimento e generalização dessa aprendizagem natural do cliente
  1. Ensaio comportamental e psicodrama

O ensaio comportamental, nos trabalhos de THS,não apresenta com o mesmo objetivo e referencial teórico, de modo que essas duas abordagens não devem ser confundidas. Embora alguns autores realcem a proximidade entre psicodrama, como método terapêutico e a terapia comportamental, já que ambas abordagens dão atenção à ação ou comportamento, as interações sobre as possíveis causas dos problemas psicológicos em campos teóricos diferentes.

  1. Reforçamento

O reforçamento é uma técnica presente em todo o processo de THS. Ele pode ser considerado como uma técnica típica da TC. O reforçamento pode ser definido como qualquer consequência que, apresentada em seguida a um comportamento, ou pór ele removida, fortalece esse comportamento. Nessa definição ficam expostas duas modalidades de reforçamento, o positivo e o negativo.

O negativo Pode gerar efeitos colaterais nocivos semelhantes aos da punição, o uso de procedimentos envolvendo essa técnica não é recomendado na THS. Ao contrário, o reforçamento positivo é amplamente enfatizado para instalar, desenvolver e fortalecer desempenhos sociais.

A técnica de reforçamento empregada no THS tem as mesmas bases da teoria do reforço ou métodos operantes da Análise experimental do comportamento. Nesse caso podem ser lembrados:

  1. Funcionalidade
  2. Contiguidade
  3. Esquema de aplicação

O uso da técnica de reforçamento comportamentais importantes para o desempenho social

  1. Instalação de componentes comportamentais importantes para o desempenho social
  2. Reconhecimento, pelo cliente, de que seu comportamento gera consequência em seu ambiente social
  3. Aprendizagem das habilidades de dar e receber reforços sociais.
  1. Modelagem

A modelagem pode ser utilizada decompondo-se determinandos comportamentos sociais em unidades menores, triandno-se separadamente cada uma delas e posteriormente recompondo-se. Essa estratégia, na aplicação da modelagem, pode ser bastante útil para treinar crianças tímidas com dificuldades para iniciar e manter o contato social.

  1. Modelação

A modelação é derivada dos estudos de Bandura sobre a aprendizagem, ou através da observação do desempenho de outra pessoa.

A modelação, consiste em prover condições para que o cliente observe alguém desempenhando os comportamentos-alvo. No ambiente terapêutico a modelação é usualmente utilizada junto com instruções, feedback e reforçamento diferencial das tentativas bem-sucedida.

Quando a forma de exposição ao modelo pode-se recorrer as modalidades manifesta ou encoberta. A manifesta é aquela em que o cliente é exposto diretamente ao modelo, empregando os órgãos da visão e da audição para apreender o desempenho observado. Já a encoberta é aquela em que o cliente imagina o modelo num desempenho social  adequado.

  1. Modelação real

Trata-se da observação do desempenho de uma pessoa em situação real ou análoga aquela vivida pelo cliente em seu cotidiado

  1. Modelação simbólica.

A modelação simbólica envolve a observação de alguém cuja existência não é real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (341.2 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com