TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Sociais: Civilidade e Empatia

Por:   •  6/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 13

Erica Aparecida da Silva

RA 002201000994

usf

Habilidades Sociais: Civilidade e Empatia

Itatiba

2014

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Como contribuição inicial para a compreensão do papel do psicólogo no âmbito escolar e educacional, Martinez (2010) afirma que atuação do profissional da psicologia nessa área ainda é um assunto discutido de maneira ampla, principalmente entre os que estão empenhados em auxiliar na melhora da qualidade do método educativo. Geralmente, sua atuação se baseia em diagnosticar e atender crianças com dificuldades emocionais e/ou comportamentais, assim como orientar os pais e a escola a respeito da melhor maneira de intervir com alunos que apresentam tais dificuldades. Esta visão representa a forte influência do modelo clínico tanto na formação, quanto na atuação do psicólogo no Brasil. Ainda nesse sentido, a autora descreve que a psicologia escolar trata-se de uma área de atuação, na qual a aplicação da psicologia possui o propósito de auxiliar na melhora do processo educativo, ao qual consiste em um amplo processo de divulgação cultural e de espaço para a manifestação da criatividade.

Segundo Del Prette (2001) a psicologia que é desenvolvida na escola é denominada por alguns estudiosos da área como psicologia escolar, mas também pode ser nomeada de psicologia educacional. O psicólogo inserido em meios escolares necessita compreendê-los como algo muito além dos ambientes físicos da escola, ou seja, é preciso tomar consciência de todos os aspectos envolvidos no processo educacional como um todo. Como pesquisador que ali encontra o seu objeto de estudo, o profissional da psicologia deve preparar-se para desenvolver atividades que contribuam para a evolução da aprendizagem dos conteúdos escolares; que auxiliem na compreensão da criança e do jovem, buscando não reduzi-los simplesmente à condição de “alunos”; que avance na explicação dos variados modos de interação que se instalam como parte constitutiva do processo educacional; e finalmente, que pesquise em toda a sua complexidade os diversos fenômenos que são próprios à instituição escolar.

Para Guzzo, Martínez e Campos (citado por Costa & Guzzo, 2006), apesar das críticas feitas à psicologia escolar acerca da formação e atuação do profissional, o psicólogo escolar tem atuado também com intervenções preventivas e comunitárias, não estando focado somente na intervenção individual dos problemas de aprendizagem e comportamento, ao qual constitui o modelo clínico. O fator preventivo é visto como um modelo cujo objetivo é romper com o modelo médico, focado na doença e no sujeito. Frente a este modelo, para que o psicólogo escolar possa prevenir problemas que possam atrapalhar o funcionamento emocional e psicológico de uma pessoa em processo de escolarização, é preciso que haja diversas atuações visando buscar a melhor estratégia que abranja os vários contextos em que ela está inclusa.

De acordo com Vokoy e Pedroza (2005), é preciso que o psicólogo intervenha nos aspectos relacionais entre a equipe e os educadores da escola, abrangendo os conflitos, as insatisfações e contradições ligadas às ações sociais. O psicólogo escolar precisa ter como foco estimular os professores a exercerem uma prática ativa no processo da educação. Frente a isso, os princípios desta prática englobam o trabalho interdisciplinar junto aos professores, à família e aos alunos. Para Pedroza (citado por Vokoy & Pedrosa, 2005), a presença do psicólogo nas rotinas escolares visa criar um espaço de troca de ideias e reflexões, contribuindo desta maneira para que a escola seja mais democrática e para que a atuação dos diversos profissionais se complemente.

É possível afirmar que a atuação do psicólogo na escola tem um caráter essencialmente social, articulado a outros fazeres da instituição e do contexto fora da escola. Sua atuação além de resultar na melhor adaptação do aluno aos programas e ao ambiente escolar, deve contribuir para a criação de novos cenários e práticas educativas. Essa atuação é construída historicamente considerando normas e valores, então o psicólogo deve utilizar sua capacidade analítica e instrumental para exercer seu papel, para assim compreender as relações na instituição escolar e os agentes nela envolvidos. Com isso, é possível identificar necessidades e possibilidades de aperfeiçoamento dessas relações, além de poder analisar a natureza e a qualidade das relações essenciais (professor-aluno-objeto de conhecimento) e de suporte. Nesse segmento o psicólogo escolar também deve contribuir para criar condições onde os agentes interajam, para que seja definido o projeto pedagógico da escola e que fique claro o papel de cada um deles na prática desse projeto (Pinheiro, Roazzi, Custódio, Witter, Novaes, Guzzo, Neto & Del Prette, 1996).

Fundamentando-se nas diversas possibilidades de atuação do psicólogo no contexto escolar é possível reconhecer um caminho interessante de atuação, no sentido de facilitar condições para que se abram as portas do autoconhecimento aos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Chauí (2013), havia na Grécia Antiga, por volta do séc. IV a. C., um santuário na cidade de Delfos dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro e, também, patrono da sabedoria universal. No portal de entrada desse maravilhoso templo estava escrita a profunda mensagem do deus, ou o principal oráculo de Apolo: “Conhece-te a ti mesmo”. Tal ensinamento é tão profundo que Sócrates, um dos mais significativos filósofos gregos, se inspirou para desenvolver sua filosofia. O pensamento socrático enfatiza a importância do autoconhecimento no sentido de possibilitar ao ser, uma oportunidade de encontrar a verdade que é capaz de transformá-lo como pessoa. Sendo assim, as vivências propostas no presente projeto estarão buscando estar sempre em consonância com esse princípio.

Acredita-se que no caminho do autoconhecimento, em algum momento o indivíduo há de se deparar com as relações humanas como parte desse processo, pois ser humano é estar com o outro. Segundo Aranha e Martins (1993), o processo de humanização do ser só ocorre através do convívio com outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (582 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com