TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento ,cidadania e construção da realidade

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecimento x cidadania x construção da realidade.

Uma das forma de explicar a filosofia seria como questão, em que os mesmos conceitos e doutrinas são repassados para fazer as pessoas tenham mais conhecimento e que pudessem pensar por si mesmo, e domine o uso de um instrumento que ordena o pensamento, com capacidades de questionar. O importante não é saber as respostas que outros deram, mas tentar alcançar, através da questão posta por eles, uma nova resposta. Abrindo caminho a novas questões. 


        A filosofia seria um processo onde conceitos e
princípios são repassados para fazer as pessoas terem mais conhecimento sobre o mundo e o que lhe cerca, ajudando-os pensar, compreender e questionar as coisas. É importante procurar suas próprias resposta e não se contentar com as que lhe foram dadas. Abrindo caminho a novas questões.

        Platão já dizia

        Na nossa sociedade atual, muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta

Na época de Platão, eram considerados cidadãos todos aqueles que estivessem em condições dar opiniões sobre os rumos que a comunidade tomaria, portanto, era pequeno o número de cidadãos.

O exercício da cidadania, rompendo com o senso comum e proporcionando abertura para a reflexão, a crítica, o debate. Interagir filosofia e educação, mas propõem uma perspectiva mais ampla ao ensino e suas teorias, a realidade e a cidadania e, ao resgatar as contribuições de diversos autores e filósofos, se faz possível pensar num presente e num futuro exercitando vivamente o pensamento, estimulando e desenvolvendo atividades que possam intervir de maneira positiva nos caminhos da educação.

Segundo Platão, acorrentado o homem é educado por certas “verdades” que o fazem a ver apenas sombras projetadas de si mesmo, é incapaz de ver o mundo como realmente é e a se libertar para novas ideias. A filosofia vem nesse sentido para libertar o individuo dessa correntes sociais, culturais, religiosa e do senso comum. É através da reflexão filosófica que o homem adquire uma outra dimensão da realidade que o cerca, como novas formas de conhecimento que o faz refletir e avaliar os fundamentos dos atos humanos. A filosofia está sempre ligada ao questionamento de valores, da ética e da política, seria uma busca da verdade que põe à tona o que está escondido pela ideologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (296.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com