TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento econômico X Desenvolvimento econômico

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

INRODUCAO

No entendimento de muitos o desenvolvimento econômico é sinônimo de crescimento econômico.  São dois argumentos com mesmo sentido, mas de informações diferentes. Crescimento econômico é a expansão real do produto ao longo do tempo. Ao longo prazo o crescimento depende de outras variáveis: Acumulação do capital, inovações tecnológicas e a evolução da eficiência do trabalho. Já o desenvolvimento econômico está relacionado com a qualidade de vida da sociedade e a diferença econômica e sócias entre as pessoas.

DESENVLVIMENTO

Crescimento econômico X Desenvolvimento econômico

Crescimento econômico está relacionado a elevação do produto no país, ou seja o aumento do PIB do país. Ele dar a entender qual a melhor maneira que uma sociedade precisa para tornar-se produtiva. Ex: O progresso tecnológico; os investimentos em capital humano; os investimentos em capital físico e; a eficiência na organização econômica que se traduz na estrutura de incentivos que induzem os indivíduos a inovar e acumular.

O que um país precisa para crescer? Ela precisa ter uma estabilidade econômicas, quer dizer contas públicas ajustadas e inflação baixa.

A países que consegue ter um crescimento muito rápido, mas essa riqueza não chega nas áreas mais pobres, ou seja o desenvolvimento não vem na mesma velocidade que o crescimento.

“O desenvolvimento econômico de um país é o processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade, dos salários, e do padrão médio de vida da população.”

No Brasil segundo o site Carta Capital, a política macroeconômica nacional. Apresenta o investimento na saúde que era para ser de 9%, mas o gasto com não chega nem a 4%.  Isso mostra ainda que aumentem o PIB, ele não é capaz de melhorar a condição de vida e de saúde. (Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)).

Por um outro lado, segundo “Indicadores de Desenvolvimento” no Brasil conseguiu reduzir a mortalidade infantil, diminuiu as incidências de doenças infectuosas, aumento a expectativa de vida, esses dados mostram que teve um investimento na saúde, em remédios, vacina, ou seja teve um desenvolvimento na área de saúde do Brasil.


REFERENCIAS

http://www.ufjf.br/oliveira_junior/files/2011/08/Aula-7-ecoufjf.pdf

http://www.cartacapital.com.br/saude/saude-e-desenvolvimento

http://189.28.128.178/sage/sistemas/apresentacoes/arquivos/indicadores_de_desenvolvimento_2013.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com