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O Dispertar Da Filosofia

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Por:   •  29/7/2014  •  5.050 Palavras (21 Páginas)  •  1.219 Visualizações

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ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO | 02 | 2 – O DESPERTAR DA FILOSOFIA | 03 | O que significa pensar | 03 | Discorra sobre o assunto | 03 | Qual o sentido original do termo filosofia| 03 | Para que serve a filosofia | 03 | 3 – TEORIA DO CONHECIMENTO INVESTIGANDO O SABER | 04 | Em que consiste a teoria do conhecimento | 04 | O que ela investiga | 04 | Qual a diferença entre ceticismo e dogmatismo | 04 | O que defende cada uma dessas correntes | 04 | O sentido da afirmação empirista ‘‘Ao nascermos nossa mente é como um papel em branco’’ | 04 | Qual a tese fundamental do racionalismo | 04 | De que maneira Kant resolve o impasse criado por racionalistas e empiristas | 04 | 4 – O NASCIMENTO DA FILOSOFIA: E OS PENSADORES DE MILETO | 05 | ‘ ‘‘A filosofia grega nasceu procurando desenvolver o logos em contraste com os mitos. ’’ O Sentido de logos e de mito | 05 | Qual preocupação central da filosofia de Mileto | 05 | Resumo do pensamento dos filósofos de Mileto (Tales, Anaximandro e Anaxímenes) a respeito da arché | 05 | Qual a essência das coisas na concepção de Pitágoras | 05 | 5 – OS SOFISTAS OS PRIMEIROS MESTRES DA ÁREA DE ARGUMENTAÇÃO | 06 | Em contraste com o período pré-socrático, marcado por reflexões cosmológicas, qual foi à grande característica do período sofista | 06 | Sócrates que também foi considerado sofista. As afirmações da filosofia socrática: ‘‘Conhece-te-a ti mesmo’’ | 06 | ‘‘Sei que nada serei’’. Por que Sócrates representava um elemento perturbador para a democracia ateniense | 06 | 6 – CONCLUSÃO | 07 |

INTRODUÇÃO

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.

2 – O DESPERTAR DA FILOSOFIA

O que significa pensar? Discorra sobre o assunto.

Fiz uma pesquisa para descobrir... O que descobri? Descobri que para pensar é preciso questionar. Lembrei-me de uma propaganda que dizia: “Não são as respostas, mas as perguntas que movem o mundo”. Com isso, o mote publicitário tenta dizer que o motor (o dínamo aristotélico) da resposta são as perguntas; ou seja, a pergunta, evidentemente, vem antes das respostas, pois são as perguntas que produzem as respostas.

Para descobrir o que significa pensar tive que primeiro questionar! Então vamos lá:

Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.

Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste.

O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.

Pensar é captar o que está fora do já pensado e elaborá-lo. Elaborar quer dizer digerir, processar o novo, observar o dado de diversos pontos de vista, agüentar o vazio da falta de respostas prontas, a dúvida e o questionamento. Elaborar é um aspecto do pensar. Uma vez processado o conteúdo novo, a pergunta, a situação, ela é integrada ao conhecimento dado e ao comportamento. Pensamento que se respeita muda o real, transforma a visão que se tem da realidade e nossa posição nela. Pensamento que se respeita nos dá ferramentas para a ação.

Pensar é um ato de pessoas livres. Livres da repetição de saberes importados de fora e livres da angústia de ter que "saber tudo". Livres também do medo de não saber, do pânico do vazio, indispensável para abrir espaço para o novo. Pelo jeito, pensar é para eleitos.

Depois de tudo assimilado, depois de tudo associado, temos que parar e voltarmo-nos para o nosso interior, propondo, inclusive, uma mudança comportamental como foi dito. Santo Agostinho, um dos expoentes da Escolástica, sugere que façamos o que ele fazia todas as noites, antes de dormir: "repassava mentalmente

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