TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FORMULANDO REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DO PROFESSOR

Por:   •  1/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA

         Margarete dos santos lima

Dialogando, refletindo e produzindo conhecimento reflexivo

FORMULANDO REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DO PROFESSOR

                                             2021

 O presente trabalho vem nos trazer um olhar reflexivo sobre o cotidiano prático do professor em sua realidade.

Entrevistas:

1) Professora e diretora geral Solange Damasceno Teixeira

2) Coordenadora pedagógica Joelma Moura

--Qual o papel do docente na formação do sujeito?

1) O papel do docente é ser um facilitador da aprendizagem. O professor tem o papel de orientador neste processo, ele pesquisa, busca espaços de trocas e transformações de conhecimento. Ele não é apenas um transmissor. Ensina e aprende.

2) É conhecer esse aluno e todas as suas particularidades. Ele é um sujeito diferente de todos os outros. É único e especial. A partir desse conhecimento do aluno o professor vai articular ações que promovam o aprendizado dessa criança. Levando em consideração quem ele é, de onde ele veio, e aonde você como educador pretende que ele chegue.

       Devemos conhecer o aluno para saber quais instrumentos podemos e devemos usar para que esse aluno avance, se baseando no que conhecemos dele, de onde ele vem, qual é a sua história, qual bagagem ele traz.

--Quais são as principais reflexões acerca de um aluno que um professor não pode nunca esquecer?

1)Que todo ser aprende, mas também ensina. Que a metodologia aplicada em um aluno pode não ter eficácia para outro. Que todo aluno já traz com ele algum aprendizado. Que tudo pode ser transformado. Que ele o professor não é o único detentor do saber.

 

2) Que o aluno é um ser único e especial. O professor trabalha na coletividade, porquê existem regras a cumprir, mas tem que ter na mente que o aluno aprende de forma individual. A tarefa é diversificar ao máximo para alcançar á todos sem perder a coletividade do conteúdo programático.

--Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da educação?

  1. Jean Piaget, Roberto da Matta, Gaudêncio frigotto, Cipriano Luckesi e Paulo Freire.

  1. Henri wallon por que ele fala da questão do afeto como aquilo que permeia tudo que tem que ser levado em consideração no processo de educação. É na relação de afeto do aluno e professor que se nota os melhores resultados.

--Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula?

  1. O tempo todo há trocas, contatos e experiências intersociais. Perguntas com cunho pedagógico e até informais vão construindo as relações interpessoais na sala de aula. Vemos um processo acontecer naturalmente.

  1. Acontecem através das ações de afeto, de respeito, da compreensão de que cada um tem o seu papel e que cada um tem um limite que não pode ser ultrapassado. O respeito ao espaço do outro faz com que tenhamos regras de convivência que vai formando as relações interpessoais.

REFLEXÃO PRÓPIA

  Baseado nas respostas e no convívio pessoal, já que trabalho numa escola pública, alguns pontos reflexivos sobressaem neste assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com