TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Galileu Galilei

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 15

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RAIMUNDO SARAIVA COELHO

Lucas Eduardo Campos Andrade Nº28

Galileu Galilei

Juazeiro do Norte 29 de março de 2016

Lucas Eduardo Campos Andrade Nº28

Galileu Galilei

Trabalho individual apresentado ao professor Johnnys, como parte dos requisitos necessá-rios à obtenção de nota no T.I

Professor(a): Johnnys Eliel Torcate

Matéria: História

Turma:  ano D

Juazeiro do Norte 29 de março de 2016

Sumário

1

Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3

1.1

Quem foi Galileu Galilei? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3

2

O Grande Galileu . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4

3

A Contribuição de Copérnico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

6

4

O Instrumento Visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

8

5

O Amigo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

9

6

Conclusão  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

10

7

Referências  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

11

3

1 Introdução

  1. Quem foi Galileu Galilei?

Galileu um sujeito filho de pessoas da classe não tão alta, não existia na época o termo “classe média”, mas o seu pai tinha uma profissão, não era rico que era muito ligado as artes, a música, um sujeito contestador, com uma visão muito interessante de mundo, Vincenzo Galilei. O mesmo fez questão de fazer o filho se envolver com as letras, artes e também com a filosofia e ciência, sendo estas as mesmas que mais atraiu Galileu.

O Galileu por ter tido uma educação extremamente diferenciada em relação ao do seu tempo e também por uma questão própria, por um caráter próprio, foi se tornando uma pessoa muito pouco pacienciosa com a ignorância. Sendo um sujeito que quando conversava com as pessoas pouco profundas ou pouco claras ou destorcidas ele não tinha tanta paciência e o tratamento que ele as dava geralmente era um tratamento muito duro, com a sua oratória muito boa, uma forma de ser muito forte e ele acabava destruindo os seus interlocutores, isso acabou acarretando muitos problemas para Galileu e ele colecionou desafetos por conta dessa forma de ser.

Não tendo uma educação igual as pessoas da sua idade, ele acabava tendo uma educação com gente um tanto particular, que iam até a sua casa e decorrido o tempo acabou se interessando pela medicina, porém quando falo “se interessando” existe quase um consenso com os historiadores que ele somente fez isso para agradar o seu pai. Quando foi estudar medicina na faculdade de Pisa, a sua cidade natal onde veio a nascer em 1564, cursou três anos nessa faculdade e depois abandonou sem conclui-la.

Dentro da faculdade ele começou a se incomodar com algumas coisas, uma delas era com o tratamento que se dava a ciência, que era um tratamento aristotélico, medieval, que trazia uma influência muito grande do pensamento da antiguidade. (Por que estou falando isso? Mais à frente irei explicar com mais clareza, mas o Galileu vai ser um grande combatente do pensamento aristotélico da sua época.) Entretanto essa visão dentro da medicina, dentro de uma ciência um tanto quanto ultrapassada na cabeça do mesmo fez com que ele se desencantasse completamente, continuou a persistir por causa do constante confronto de ideias, quando alguém afirmava alguma coisa para ele dentro da faculdade que ele não concordava esse se tornava o ápice de sua animação e enquanto ele não destruísse o seu interlocutor no argumento ele não se contentava. Dento um carinho apelido de “disputas” dentro da faculdade de medicina, tamanha era a sua paizão pelas polemicas, ele gostava muito, tanto gostou que isso depois “cairia sobre sua cabeça”.

4

2 O Grande Galileu

Um dos últimos discípulos de Galileu chamado Vincenzo Loreani, foi também o seu primeiro biografo, então um sujeito de convivia com o Galileu, onde ouvia narrativas com o mesmo e quando gostamos de algo exageramos um pouco, então o Loreani criou uma série de situações que provavelmente não aconteceu, como por exemplo aquela história dele jogar as balas de cima da torre de Pisa e incontáveis outra coisas que provavelmente não tenha sido verídico, isso enriqueceu a história de Galileu ao passar dos tempos com aquela famosa passagem onde ele estava em uma catedral e ficou observando o pendulo e ao observar o pendulo ele começou a observar através dos batimentos cardíacos dele o tempo da oscilação e teria percebido que independentemente do tamanho da oscilação o tempo era o mesmo, na verdade havia um erro de precisão, onde outras pessoas trabalharam nisso para o seu concerto que foi auxiliado pelo mesmo com uma visão mais futurística e onde pode disse que a matemática para ele representava a sua vida, onde é uma parte bastante apreciada pelos novelistas, dramaturgos que o considera uma nova pessoa. Assim o Galileu se interessou pela matemática, mais isso era uma coisa de muito tempo, onde Galilei já estudava música e naquela época estuda música e estuda matemática eram coisas muito próximas, então começou a mexer com a matemática de uma forma mais intensa e sem dúvida se interessando pela filosofia da natureza, onde naquele tempo não existia o que chamamos de física e sim o matemático e filosofo da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com