TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Idealismo e Educação

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  3.685 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

No trabalho que lhe será apresentado cujo tema Idealismo e Educação. Primeiro vamos dar conceitos do Idealismo termo que vem do Latim tardio “IDEALIS”, em sentido comum significa dedicação, engajamento a uma Doutrina, a uma Causa, um Compromisso com um “ideal”, sem que exista interesse material ou, até mesmo, anseio pela imediata concretização daquele “Ideal”. É uma corrente filosófica que considera a ideia como princípio do ser e do conhecer, trata-se da capacidade de inteligência para idealizar. Educação é o acto de educar, instruir com disciplina.

Abordaremos aspectos como o desenvolvimento do idealismo (quer idealismo Platónico ou idealismo religioso), onde nota-se que tanto o Platónico assim como o religioso concordam em alguns aspectos como a busca da verdade e que só pode ser alcançado no mundo das ideias.

Em seguida debruçaremos sobre o desenvolvimento do idealismo moderno com expoentes como René Descartes (1596-1650), George Berkeley (1685-1753), Immanuel Kant (1724-1804), Georg Wilhelm Friendrich Hegel (1770-1831), Josiah Royce (1855-1916), aqui nota-se a evolução dos seus pensamentos sobre a época moderna com o desenvolvimento das artes, na religião e na filosofia dando seu contributo, sobre a evolução cultural da humanidade.

Como terceiro ponto vamos falar do Idealismo como filosofia de educação, onde todos idealistas demonstram uma grande preocupação pela educação, ainda neste contexto tocar-se-ia os objectivos da educação que constituem uma fonte iluminadora no acto educacional, a busca da verdade que consiste no método de como fazer uma busca de conhecimento. Ainda neste contexto debruçaremos sobre a auto-realização, desenvolvimento do carácter que são aspectos necessário no ensino - aprendizagem, métodos de educação, currículo, o papel do professor que acredita-se ser um dos principais objectivos da educação.

Por último apresentaremos a crítica ao idealismo na educação onde os idealistas argumentam que as ideais contidas em obras tradicionais são relevantes hoje e antigamente, o seu grande enfoque abrangente e sistemático.

Palavras-chave: idealismo, educação, método, objectivos, ensino-aprendizagem.


IDEALISMO E EDUCAÇÃO

Os idealistas acreditam que as ideias são a única realidade verdadeira, eles sustentam que o mundo material é caracterizado pela mudança, pela instabilidade e pela incerteza, ao passo que as ideias são resistentes e duradouras.

O desenvolvimento do Idealismo

Frequentemente, debate-se se Platão teria adicionado algo a esses diálogos, pois escreveu em muitos anos após terem ocorrido. A posição geral é a de que Platão adicionou e colocou os diálogos em uma forma literária de valor duradoura. As ideias de Sócrates e Platão são, hoje em dia, consideradas quase indistinguíveis, os estudiosos normalmente se refere a esses escritos como filosofia platónica.

Idealismo Platónico

Platão viveu entre (427-347 a. C.), o filósofo grego, inicialmente discípulo de Sócrates dois dos seus trabalhos mais famosos são: a republica e as leis, segundo ele as pessoas deveriam preocupar-se primeiramente com a busca da verdade e como a verdade é perfeita e eterna, ela não poderia ser achada no mundo da matéria o qual, é imperfeito e está em constantemente em mudança.

Platão acreditava que devemos buscar outras verdades universais em áreas como politica, religião e educação, consequentemente a procura pela verdade absoluta deveria ser a busca do verdadeiro filósofo.

Em A República, Platão escreveu a respeito da separação entre o mundo das ideias e o mundo da matéria. Considerava que o mundo das ideias tem o bem como o seu ponto mais elevado e a fonte de todo conhecimento verdadeiro, ao passo que o mundo material, é o mundo de dados sensoriais, que está sempre mudando. As pessoas mostram, tanto quanto possível, libertar-se da preocupação com a matéria para que possa avançar em direcção ao bem.                  

O idealismo religioso

O idealismo exerceu grande influência no cristianismo, onde o judaísmo como um precursor do cristianismo, continha várias crenças compatíveis com o idealismo. A ideia de um Deus como um espírito puro e bem universal pode ser reconhecida como compatível com o idealismo.

Santo Agostinho (354-430 d.C.)

Santo Agostinho, nasceu e foi crido sobre as influências da cultura helenística, onde nas confissões descreveu sua vida inicial de paganismo e libertinagem, desde sua juventude ate a sua conversão ao cristianismo em 386. Agostinho conectou a filosofia dos platonistas e dos neo-platonistas às crenças cristã. Ele, na cidade de Deus descreve a cidade terrena e divina como divisões do universo paralelamente ao esquema do mundo das ideias e material de Platão. Na filosofia de Platão, a alma tem um conhecimento que é obscurecido por estar aprisionado com o corpo. Na interpretação de Agostinho, a alma foi obscurecida com a queda de Adão resultando em dúvida e incerteza para os humanos.

As ideias de Agostinho sobre a natureza do verdadeiro cristão, encontraram mais aceitações entre aqueles inclinados a uma concepção monástica do cristianismo, pois, os monásticos acreditavam que o cristão deveria desligar-se das preocupações mundanas e meditar-se. Ele acreditava que o conhecimento do mundo adquirida através dos sentidos estaria cheio de erros, mas que a razão poderia levar ao entendimento, e em última análise seria necessário transcender a razão pela fé, pois, somente pela fé ou intuição pode-se entrar no reino das ideias verdadeiras.

O desenvolvimento do idealismo moderno

No iniciando período moderno, o idealismo foi identificado amplamente com a sistematização e com o subjectivismo encorajadas pelos escritores de René Descartes, George Berkely, Immanuel Kant, Georg Wilhelm Friendrich Hegel e Josiah Royce.

René Descartes (1596-1650)

Descartes, nasceu na pequena cidade de Lahaze em Franca, e foi educado pelos jesuítas os quais admirava-o, e lá desenvolveu insatisfação devido aos ensinamentos doutrinários. Ele explorou a sua dúvida metódica, duvidando de todas as coisas incluindo a sua própria existência. Ele buscava ideias que fossem inquestionáveis e pensava em puder descobrir ideias claras e distintas para puder ter uma base sólida sobre a qual construiria novas ideias verdadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com