TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Karl Marx

Por:   •  2/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

KARL MARX

Estrutura/Infraestrutura – Base material representada pelas forças econômicas. Trata-se das forças de produção, compostas pelo conjunto formado pela matéria-prima, pelos meios de produção e pelos próprios trabalhadores (onde se dá as relações de produção: empregados-empregados, patrões-empregados). Trata-se da base econômica da sociedade, onde se dão, segundo Marx, as relações de trabalho, marcadas pela exploração da força de trabalho no interior do processo de acumulação capitalista

Superestrutura – É reflexo da estrutura. É fruto de estratégias dos grupos dominantes para a consolidação e perpetuação de seu domínio. Trata-se da estrutura jurídico-política e a estrutura ideológica (Estado, Religião, Artes, meios de comunicação, etc.) que mantém a classe trabalhadora alienada.

Dialética - O mundo material é dialético e está em constante movimento. a percepção de que a realidade não é constituída de uma essência imutável. Ela parte da premissa que há um constante movimento que transforma a realidade a partir das suas contradições.

Ideologia – Marx tem uma visão negativa de ideologia. Ele diz que é o mascaramento da realidade e reforça as ideias da elite contribuindo para alienação do operariado.

Alienação - “A alienação significa que a ‘exteriorização’ e objetivação dos bens sociais que resultam do processo de trabalho que se tornaram autônomos e independentes do homem, apresentando-se como realidades ‘estranhas’ e opostas a ele”. Isso faz com que o trabalhador não se reconheça no produto de seu trabalho não percebendo a sua condição de explorado.

Dialética - O mundo material é dialético e está em constante movimento. A percepção de que a realidade não é constituída de uma essência imutável. Ela parte da premissa que há um constante movimento que transforma a realidade a partir das suas contradições.

Materialismo histórico – Pretende explicar a história das sociedades humanas, em todas as épocas, através de fatos econômicos, materiais e técnicos.

Fetiche – da mercadoria – O fetiche significa que produto perde a relação com o produtor e parece ganhar vida própria. A mercadoria é misteriosa simplesmente por encobrir as características sociais do próprio trabalho dos homens, apresentando-as como características materiais e propriedades sociais inerentes aos produtos do trabalho; portanto, oculta, portanto, a relação social entre os trabalhos individuais dos produtores e o trabalho social total, ao refleti-la como relação social existente, à margem deles, entre os produtos do deu próprio trabalho”.

Trabalho como mercadoria – Marx vai dizer que o trabalho é uma mercadoria na medida em que o trabalhador vende sua força de trabalho em troca de um salário.

Luta de classes – É a luta entre opressores e oprimidos que sempre marcou a história. A luta de classes é a principal motivação para as mudanças sociais. Para Marx, as condições materiais dos indivíduos influenciam na sua formação e consequentemente na divisão de grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com