TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUGAR DA ÉTICA NO MUNDO DA PANDEMIA

Por:   •  22/6/2020  •  Dissertação  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Descreva qual o lugar da ética no mundo da pandemia e por quê empresas, organizações e profissionais precisam resistir à barbarie que desumaniza - e com ética e cidadania alentar sinais de esperança.

O atual cenário geopolítico tem gerado uma iminente preocupação por parte do corpo mundial acerca da iminente ameaça do coronavírus e sua crise que vem, cada vez mais, nos mostrando os resultados de displicências e negligências por parte dos governantes; e como seus desmandos, como em nosso país, têm causado um número avassalador de mortes ocasionadas pela Covid-19.

Assim, em meio a esse momento crítico à humanidade, os nossos olhos sempre se voltarão àqueles que são os responsáveis por suas nações: líderes, chefes-de-Estado, primeiros-ministros, presidentes, enfim, estes que são incumbidos de representar seu povo e, também, de tomar medidas preventivas em meio a essa pandemia.

Com isso, uma questão que sempre permeou a história dos seres humanos, desde os gregos antigos até hoje, a filosofia e a ética são personagens fundamentais para pensarmos nas atuais circunstancias em que estamos e como a última faz com que reflitamos e comparemos a nossa microvisão, de cidade, estado, país, para algo muito maior, como a realidade enfrentada por outros povos e suas medidas emergenciais.

Dessa forma, com a pandemia, vemos, por meio dos jornais e blogs os resultados extremamente preocupantes desse vírus que tem sido levado como brincadeira pelo presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro, esse que ao afirmar que é “apenas uma gripezinha” é responsável direto pela morte de mais de 40 mil pessoas; e, assim, nós, meros cidadãos, “enquarentenados” e atados por um medo constante vemos, por parte do nosso representante, eleito democraticamente, ser protagonista de inúmeras faltas de decoro, respeito e ética, essa última que talvez não conheça nem o significado vernacular, do verbete.

Ao pensar em uma realidade mais próxima, a ética também se faz muitíssimo presente. Não é raro observar o mau caráter de inúmeras empresas e estabelecimentos que, desde o início deste período de distanciamento social, têm se aproveitado dos cidadãos com preços exorbitantes em produtos básicos e necessários, como álcool em gel, máscaras etc. Shoppings e lojas irresponsáveis o bastante para não se preocuparem com os indivíduos que trabalham, que vendem sua força de trabalho, e também com a sociedade que consome seus bens. O capital, a necessidade de ascensão, não pode ser “violado” por um vírus. Com isso, continuamos testemunhando não só a morte de pessoas próximas, mas também a “morte da ética”. O que é certo, até então, a respeito do novo coronavírus e da falta de ética é que ambos causam o estrago e o aniquilamento; um combo “perfeito” para a mortandade que nos assola.

A questão ética fundamental que a pandemia suscita é quanto ao valor da vida humana. (questão economia x vida)

A devastação letal provocada ocupa praticamente todo o noticiário. Temos sido obrigados a redimensionar nossos critérios, valores e hábitos.

A Itália nos mostrou como a pandemia coloca sérios dilemas éticos. Médicos e enfermeiros tiveram que optar entre um e outro paciente, devido à falta de recursos suficientes. E os cidadãos infectados morrem sozinhos nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com