TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO PÓS PANDEMIA COM LEANDRO KARNAL - RELAÇÕES PESSOAIS

Por:   •  10/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 7

NOME DA UNIVERSIDADE

        

NOME DO ALUNO (A)

RELATÓRIO: O MUNDO PÓS PANDEMIA COM LEANDRO KARNAL - RELAÇÕES PESSOAIS

CIDADE

ANO

RESUMO

Este relatório visa apresentar ao leitor quais foram os principais enfoques do debate entre as entrevistadoras do programa de TV da CNN Brasil e o filósofo e historiador Leandro Karnal. O debate trata principalmente sobre as relações pessoais no mundo pós a pandemia do Covid-19, visando abordar questões atuais relacionadas ao tema sob a perspectiva do entrevistado. Para isso, durante o programa Karnal avalia e responde as perguntas que são feitas pelas entrevistadoras, por intermédio da apresentadora, com o intuito de expor os temas trabalhados relacionando-os à conceitos filosóficos e históricos para que o telespectador possa compreender de forma clara e científica os acontecimentos atuais. Com isso é possível que as pessoas, tendo acesso a essas informações, possam analisa-las e construir um ponto de vista mais crítico e informativo sobre os assuntos.

Palavras Chave: Debate CNN. Mundo pós pandemia. Relações pessoais. Covid-19.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E FATORES TEÓRICOS        05
  1. A concessão da fala        05
  2. Manter a relação entre os assuntos tratados        05
  3. A utilização do tempo        05
  1. OS PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS        06
  1. Relações intrapessoais        06
  2. Relações interpessoais        06
  3. Questões políticas e econômicas         07
  4. Questôes sociais, históricas e filosóficas        07

CONSIDERAÇÕES FINAIS        08

ANEXO A: O MUNDO PÓS PANDEMIA COM LEANDRO KARNAL – RELAÇÕES PESSOAIS        09

1 INTRODUÇÃO

A finalidade deste resumo é apresentar de forma sucinta e explicativa quais foram os principais assuntos tratados durante um debate no programa televisivo CNN, apresentado por Carol Nogueira, no qual o convidado especial foi o professor, historiador, escritor e filósofo Leandro Karnal. Para isso, foi feita uma análise da apresentação do programa em um vídeo no Youtube com duração de 1h e 52min, onde Karnal responde diversas perguntas elaboradas pelas entrevistadoras Mari Palma, Gabriela Prioli e Thais Herege.

Durante o desenvolvimento do debate, os participantes abordam diversos assuntos sobre as relações pessoais no mundo pós pandemia, referindo-se ao Coronavírus, assim como alguns outros assuntos relacionados a esse momento histórico.

O debate mostra àqueles que estão assistindo o quanto é importante analisar-se as questões sociais, ambientais, econômicas e individuais existentes durante um processo de pandemia como este, uma vez que, segundo o que Leandro Karnal diz no início de sua fala, existem três fatores capazes de acelerar a história: guerra, revolução e epidemia, sendo portanto acontecimentos marcantes na história e capazes de causar grandes mudanças nas vidas daqueles que os presenciam.

Visto isso, serão discutidos a seção 2 os fatores técnicos do debate, como as intercalações entre as falas, a relações entre os assuntos abordados de forma coesa e a utilização do tempo durante as falas. Na seção 3, entretanto, serão apresentados os principais assuntos tratados no debate.

2. INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E FATORES TÉCNICOS

2.1 A CONCESSÃO DA FALA

Durante a conversa entre os 5 integrantes do programa é necessário que haja uma intermediação entre as falas dos participantes para que os assuntos sejam sempre esclarecidos e conectados de forma concisa.

Para que isso acontecesse durante esse debate foi importante a participação da apresentadora Carol Nogueira que, além de conceder a fala as entrevistadoras e em seguida ao Karnal, também aproveitou alguns momentos de suas falas para fazer perguntas e expressar o seu ponto de vista em relação aos assuntos tratados.

2.2 MANTER A RELAÇÃO ENTRE OS ASSUNTOS TRATADOS

Outro fator importante a ser observado é a continuidade ou a disparidade dos assuntos ao desenrolar do debate. Para que isso ocorra também de forma coesa e coerente, sem fazer com que o telespectador se perca em meio aos assuntos tratados, a boa interação entre as entrevistadoras se faz essencial.

É possível perceber também que há uma boa comunicação entre elas, que algumas vezes acontece durantes os intervalos, além da boa organização entre as perguntas e tópicos a serem tratados.

2.3 A UTILIZAÇÃO DO TEMPO

Mais uma vez o papel da apresentadora Carol Nogueira se faz essencial quando se trata do controle do tempo de fala entre os participantes e principalmente entre os blocos do programa.

Mesmo se tratando de um debate longo e com diversos assuntos a serem tratados, a utilização do tempo para cada um desses é eficaz para que ao decorrer dos minutos o programa não se torne maçante ou repetitivo demais.

3. OS PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS

Durante o debate são tratados diversos assuntos diferentes, especialmente relacionados ao tema principal do programa: Relações pessoais no mundo pós pandemia. Com isso seguem alguns dos que foram mais relevantes durante a conversa.

3.1 RELAÇOES INTRAPESSOAIS

Visto que o debate é focado nos tipos de relações em uma realidade diferente do que é considerado “normal”, ou seja, durante ou após uma pandemia, as relações intrapessoais são as mais discutidas pelos participantes. Um dos principais motivos para que isso se torne tão relevante é o isolamento social necessário como medida de prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com