TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANIFESTO COMUNISTA

Por:   •  21/8/2017  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

PROFESSOR: ERMANO RODRIGUES

Rafaela Cristina Barbosa da Silva

Análise crítica do livro:

O MANIFESTO COMUNISTA

Recife, 25.05.2017

  1. INTRODUÇÃO

        Em Londres, foi publicado, mais precisamente em 1848, o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Friedrich Engels e Karl Marx. Consoante Coggiola, a população europeia acreditava que uma revolução estava prestes a eclodir, a “Revolução de Fevereiro”, na França. A obra foi publicada concomitantemente o início da revolução na Suíça. Posteriormente, esse movimento espalhou-se pela Itália e França, além de atingir a Renânia, Prússia, Áustria e Hungria.

        O contexto social da Europa do século XIX colaborou, segundo Eric J. Hobsbawn, para a concretização do processo revolucionário. Ou seja, a crise econômica europeia, as questões camponesas na Galícia, a nomeação de um papa liberal, uma disputa civil entre radicais e católicos e outros eventos foram cruciais para o levante revolucionário europeu. Dessa forma, percebe-se que toda a Europa já estava, de fato, preparada para a eclosão de uma revolução.

        O Manifesto Comunista apresenta um conteúdo atemporal, uma vez que a sua primeira publicação ocorreu em 1848 e ele continua influente na contemporaneidade. Por conseguinte, o objetivo dessa análise é promover uma reflexão sobre a importância desse documento histórico e como ele pode ser enquadrado no universo político atual.

  1. DESENVOLVIMENTO ANALÍTICO
  1. Burgueses e Proletários

A obra inicia-se abordando, com bases históricas, a questão da luta de classes. Segundo Marx e Engels, desde a Idade Média, os seres humanos travam batalhas constantes, o que acaba ocasionando uma transformação social ou, até mesmo, a destruição das duas classes. Por conseguinte, nota-se que a história da sociedade, consoante os autores, é a história da luta de classes.

A sociedade sempre foi dividida em classes distintas. Porém, com o surgimento da burguesia, duas classes, totalmente opostas, protagonizaram as disputas políticas, sociais e econômicas: burguesia e proletariado. A primeira, na contemporaneidade, é detentora dos meios de produção, lidam diretamente com questões lucrativas. Já a segunda, o proletariado, são os trabalhadores, aqueles que operam as máquinas para sustentar o sistema capitalista.

Outrora, graças aos avanços tecnológicos resultantes das Grandes Navegações, surgiram as atividades comerciais e o aparecimento das indústrias, culminando, assim, na quebra da sociedade feudal. Isso aconteceu por consequência de pequenos ajustes na estrutura social, como a divisão do trabalho. Essas mudanças favoreceram o crescimento e a consolidação da burguesia.

Com o advento da burguesia, as relações interpessoais foram sendo substituídas por relações monetárias, o que acabou, de certa forma, sendo perpetuado para a vida contemporânea. Assim, a visão economicista prevaleceu em detrimento da visão holística, o que gerou profundas mudanças nas relações sociais.

Assim como previu Marx e Engels, a burguesia invadiu todo o mundo e modificou, profundamente, as estruturas da sociedade. Isso aconteceu porque, com a ascensão dessa classe, houve a necessidade de expandir os mercados para gerar maiores lucros, já que a burguesia buscava a própria consolidação. Dessa forma, a burguesia tornou-se símbolo de poder aquisitivo e, por consequência, as outras esferas da sociedade tornaram-se dependentes dela.

Em contrapartida, já que a sociedade depende da burguesia, quando há uma crise do sistema burguês, todo o mundo é afetado diretamente, provocando, assim, uma grande desordem social. Isso perpetuou-se: hoje, por exemplo, caso haja uma alteração na estabilidade vigente no mundo, todas as estruturas sociais sofrem com isso, sobretudo com o advento do fenômeno da globalização.

Porém, mesmo ciente da catástrofe que o sistema burguês pode causar, a população não fazia uma oposição brutal ao domínio dessa classe, até a publicação do manifesto, por Marx e Engels. Isso foi possível porque esse documento conseguiu mostrar a realidade de exploração que os operários vivem para o fortalecimento da burguesia.

Antes do Manifesto, o proletariado lutava entre si, ao invés de lutar por menos opressão por parte da burguesia, pois a classe dominante conduziu o pensamento operário para que ele se rebelasse contra a própria classe, não atrapalhando, assim, os objetivos dos donos dos meios de produção. Dessa forma, observa-se que o proletariado era visto como mercadoria, isto é, eles trabalhavam para gerar lucros, se isso não estivesse mais acontecendo, eles eram substituídos por outros que se mostrassem mais eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com