TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito

Projeto de pesquisa: O Mito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

O MITO

INTRODUÇÃO

O Mito, apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significados o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência. O estudo dos Mitos de uma cultura em particular creditados como verdadeiros e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicas é denominado Mitologia.

A elaboração deste trabalho tem por objetivo esclarecer em que sentido o Mito é considerado um conhecimento e qual a sua finalidade. Escolher a figura de um Mito da nossa sociedade, mostrar em que sentido ele é um modelo exemplar e como ele atende aos anseios e às necessidades contemporâneas.

O QUE É O MITO

O mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis. Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.

O termo “mito” é por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (considerada sem fundamento científico ou objetivo, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se adquirirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia – por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

Os gregos criaram vários mitos para poderem passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. “Os gregos entendiam o mito como sendo um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra, é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador” (CHAUÍ – 2002, p.35).

Um mito pode ser descrito de várias maneiras: uma lenda, um conto de fadas ou folclores. Eles são contos tradicionais, frequentemente de natureza simbólica, sobre certa pessoa ou lugar. Suas origens são de tempos passados e eles podem ter evoluído ou alterado de geração em geração.

Às vezes, eles tratam de deuses e deusas a às vezes tratam de figuras lendárias da história de uma nação.

Os mitos são tradicionais. Eles podem ser confortantes ou conter uma mensagem moral e às vezes podem ser assustadores. Os mitos podem surgir de lugares ou pessoas reais ou podem ser meras invenções.

A preocupação do mito não está na verdade, no provar a realidade, mas apenas e tão somente em explicá-la. Sem respostas para os sentimentos, fatos e fenômenos que estão a sua volta, o homem recorre a mitos e encontra respostas que lhe dão segurança. Portanto, o mito pode ser compreendido já de início, como a primeira forma de explicação que o homem tem para os fenômenos que contempla e para as realidades em que se encontra e cujas respostas, ele desconhece.

A FIGURA DE UM MITO

Em nossa sociedade, as estruturas míticas estão fortemente presente nas imagens e nos comportamentos que são impostos às pessoas através da mídia. Os personagens das histórias em quadrinhos trazem contidos em seus desenhos e diálogos os heróis mitológicos ou folclóricos. Esses personagens encarnam de tal maneira os ideais da sociedade, que, a qualquer mudança que aconteça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com