TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito da Caverna e a Comunicação

Por:   •  12/5/2019  •  Tese  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Mito da Caverna e a Comunicação

        O Mito da Caverna, também conhecido como Alegoria da Caverna, foi escrito pelo filósofo Platão. Esse mito nos conta a seguinte história:

“Alguns homens foram mantidos presos em uma caverna desde a infância, imobilizados por correntes. Colocados de costas para a entrada, vivem o tempo todo observando a parede caverna iluminada pela luz de uma fogueira, ali eram projetadas sombras das situações cotidianas. Um dia, um desses prisioneiros conseguiu escapar das correntes e saiu da caverna encontrando um mundo completamente novo, ele entrou em contato com o mundo real. Então, decidiu voltar para a caverna e contar aos outros o que descobriu, porém ninguém acreditou, ameaçaram matá-lo caso não parasse de falar aquelas coisas”.

        Esse mito retrata os prisioneiros com uma noção distorcida do mundo ao seu redor, usufruindo apenas do que lhes é transmitido. A caverna é o mundo ao redor que induz esses homens a formar opiniões equivocadas já o prisioneiro que se liberta tenta trazer esse esclarecimento do mundo para os outros, mas eles não o ouvem por causa da ignorância.

        Podemos aplicar esse mito dentro da nossa comunicação com as pessoas, com o mundo. Por exemplo:

  • Uma família está reunida na hora do almoço conversando sobre a semana, trocando ideias e rindo. Todos falam assim como todos escutam o que os outros têm a dizer.

Nessa situação observamos que não há ignorância entre essas pessoas, elas estão abertas a um novo ponto de vista. Escutam e discutem situações dentre eles que, normalmente gera crescimento pessoal e fortalece o laço familiar, a união entre eles. É um exemplo de como esclarecer as coisas cotidianas e aprofundar determinados assuntos, questionando o que acontece no mundo ao seu redor (tradições e crenças por exemplo), se tornando alguém crítico através da junção do que outras pessoas têm a passar e com o seu entendimento sobre o cotidiano, formando opiniões sobre esses assuntos. Acredito que devemos ser assim, devemos tomar uma posição crítica com relação ao que acontece ao nosso redor, não apenas tomar para si o que se vê, e sim formar uma opinião baseada em experiências e com o conhecimento adquirido através de relações estabelecidas com as pessoas e com o mundo.

  • Em um restaurante, durante um jantar, todos os jovens de um grupo estão com os celulares conectados nas redes sociais. Riem do que veem na internet e digitam apressadamente para comentar o que acham. Raramente levantam a cabeça para conversar com as outras pessoas da mesa.

Nessa outra situação observamos a ignorância desse grupo de jovens, ao invés de se posicionar criticamente com o que observam e adquirem com o mundo, eles estabelecem opiniões apenas com o que veem. Não aproveitam a oportunidade de trocar experiências e se abrir a novas opiniões, pois como aqueles homens estão presas apenas naquilo que observam, usufruem apenas do que lhes é mostrado através da imagem. Não podemos ser assim, devemos procurar esclarecimento sobre as coisas e nos tornarmos pessoas críticas, buscando coisas que nos levem a uma verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com