TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito de Prometeu

Por:   •  24/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

O Mito de Prometeu se dá quando Prometeu encarregado da divisão de um boi entre homens e deuses, favorece os homens quando cobre a parte onde só há ossos com uma gordura apetitosa, deixando com que a parte onde se há carnes fique com sua aparência repulsiva. Sendo assim influenciando Zeus a escolher a parte dos ossos. Porém, Zeus que é mais esperto que Prometeu, logo descobre a traição. E como consequência disso, tira dos homens o fogo celestial. Mas uma vez, Prometeu fica do lado dos homens, e acaba indo ao céu para roubar dos deuses uma semente do fogo. Ele então, esconde a semente em um funcho criando então, o fogo culinário. Despertando assim outra vez a ira de Zeus.

Dessa vez, Zeus resolve esconder o trigo que é o que faz o homem viver. Antes o trigo nascia sozinho, agora ele precisa ser plantado na terra. Além disso, Zeus pede a Hefesto para que crie Pandora. Uma jovem virgem que é a semelhança das deusas.

Uma mulher tão desejável como a gordura que encobria os ossos do boi. Na realidade, Pandora é uma mentira. Assim como o pedaço de carne que Prometeu influenciou Zeus a escolher. Pandora é dada de presente a Epimeteu, irmão de Prometeu. É também, Pandora quem abre o jarro onde há todos os males invisíveis, ou seja, doenças, morte, fome e etc.

Sendo assim, a condição humana se explica que; Quando Prometeu favoreceu os homens, ele também selou o destino dos mesmos. A partir daquele momento, os homens passariam a precisar se alimentar de carne morta, provando assim que são mortais. Afinal, os deuses não precisam se alimentar. Provando também que a força do homem diferentemente da dos deuses se enfraquece sem comida.

A fraude de Prometeu em favor dos humanos instituiu um estatuto que marca a condição humana da fadiga e da morte. Com isso fica claro que o homem não precisaria trabalhar a terra, mas agora mesmo que ele tenha o fogo celestial é preciso que plante a semente na terra para que ela germine. É também preciso enterrar a própria semente na mulher para que se tenha um filho. Dessa forma o homem é o único ser vivo que precisa comer alimentos cozidos, comer o trigo e comer civilizadamente. São também, os únicos que tem relações com os deuses, mas que as refeições não se fazem ao acaso. Mas sim seguem regras. Regras essas que deixam claro que um homem não viverá para sempre. Que só se pode se perpetuar por um filho. Mas esse mesmo filho precisa ser recebido por uma mulher, que é dada por seu pai. Assim como Zeus deu Pandora a Epimeteu.

Ou seja, O homem não tem gozo total de tudo imediatamente. Tudo é preciso ser trabalhando. Tudo que o homem tem possui seu lado bom e seu lado ruim. Não existe felicidade sem infelicidade. Não existe macho sem fêmea. Não existe paz se não aceitando o seu próprio destino. Desta forma Zeus deixa bem claro que os homens não são deuses.

Por; Jean-Pierre Vernant. REFERÊNCIAS

YOUTUBE. Jean Vernant e os Deuses Gregos Completo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6jUPbbIbZps>. Acesso em: 02 ago. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com