TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito e Filosofia

Por:   •  2/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Bacharelado Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Nome: Renan da Silva Estrella

Matrícula: 16213110110

Polo: Belford Roxo

Atividade à Distância_Aula 2_Mito e Filosofia

           Conforme mostrado claramente nos capítulos 2 e 3 da unidade I do Livro “Convite á Filosofia” de Marilena Chaui, existe uma imensa diferença entre o Mito e a Filosofia.

           O mito foi passado, ensinado, enfatizado na autoridade dos deuses sob a vida humana, onde muitas vezes, guerras e alianças celestiais refletem diretamente nas ações terrestres; e a filosofia nasce com a ideia de encontrar respostas analisando, refletindo, e encontrando algum tipo de prova lógica para todas as situações.

           O mito consiste em explicar as coisas, os seres, o universo, o tudo sempre apontando e tendo como base as divindades, os seres espirituais acima de toda a lei e toda a razão; no entanto a filosofia usa como principal base: a razão, onde nada se explica sem uma razão, sem um motivo, sem o questionamento racional. O mito é sagrado, é trazido dos deuses por um “porta voz” e totalmente inquestionável; já a filosofia é questionável, é discutível, é debatível, com teorias e fatos criados e mantidos pelo homem.

           Por fim, mitos são contos, narrativas, histórias sem provas verídicas sobre um passado muito distante, mas sua autenticidade vem daquele que as conta; e a filosofia é uma paixão, é um amor, é um interesse pelo conhecimento com buscas de provas verídicas, no ontem, no hoje e no amanhã.

REFERÊNCIA:

- Chaui, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. Disponível em  http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf / Unidade I – Caps 2 e 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com