TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA FILOSOFIA NO ENSINO DE SEGUNDO GRAU NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  5/12/2019  •  Monografia  •  25.824 Palavras (104 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 104

INSTITUTO SANTO TOMÁS DE AQUINO

Faculdade dos Religiosos de Filosofia e Teologia

Graduação em Filosofia

Odair Guimarães

O PAPEL DA FILOSOFIA NO ENSINO DE SEGUNDO GRAU NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Belo Horizonte

2019[pic 1]

Odair Guimarães

 

O PAPEL DA FILOSOFIA NO ENSINO DE SEGUNDO GRAU NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Monografia apresentada ao curso de Filosofia do Instituto Santo Tomás de Aquino, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Filosofia

                                               Orientador: Prof. Me. Geová Nepomuceno Mota

Belo Horizonte

2019[pic 2]

FICHA CATALOGRÁFICA

[pic 3]

              Guimarães

[pic 4]

Odair Guimarães

 O PAPEL DA FILOSOFIA NO ENSINO DE SEGUNDO GRAU NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Monografia apresentada ao curso de Filosofia do Instituto Santo Tomás de Aquino, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Filosofia

                         Belo Horizonte, 01 de outubro de 2019

Comissão examinadora:

 

Prof. Me. Geová Nepomuceno Mota                    ISTA (Orientador)

 

_________________________________________________________            

Prof.                                                                     (Banca Examinadora)

 

_________________________________________________________                                  Prof.                                                                     (Banca Examinadora)[pic 5]

A Deus, por ser extremamente bondoso e piedoso comigo...

A minha esposa que foi companheira e incentivadora em todas as horas...

Aos meus filhos cuja distância jamais nos separou, pela paciência e atenção comigo em todos os momentos...[pic 6]

Por primeiro agradeço a Deus, criador de todas as coisas, as visíveis e as invisíveis, que doravante sempre serão objetos de nossa perscruta e de nossos incansáveis estudos.

Agradeço ao meu Orientador Prof. Me. Geová Nepomuceno Mota, por sua paciência e dedicação nesse período; a todos os professores do Instituto Agostiniano de Filosofia que nesses três anos se desdobraram face as necessidades que as mudanças presentes exigiram; às contribuições inestimáveis do Prior do Seminário Nossa Senhora Aparecida-OAR e diretor do Instituto Agostiniano de Filosofia-IAF, Professor Frei Afonso de Carvalho Garcia que não só aprovou a elaboração desse estudo como também muito me incentivou, e, por fim aos jovens irmãos de caminhada pelo carinho e compreensão  nos momentos mais difíceis.

[pic 7]

“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia” (Guimarães Rosa).

                                                                                                         


"A educação é uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações. Cada geração, de posse dos conhecimentos das gerações precedentes, está melhor aparelhada para exercer uma educação que desenvolva todas as disposições naturais na justa proporção e de conformidade com a finalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espécie a seu destino” (Immanuel Kant).

                                                                                                         

“Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina” (Paulo Freire).

[pic 8]

RESUMO

Para que possamos compreender a trajetória do ensino brasileiro se faz necessário lançarmos um olhar sobre a educação e a cultura brasileira nas últimas cinco décadas, compreender o desenvolvimento da história da educação brasileira durante o período da Ditadura Militar (1964-1985) partindo de uma retrospectiva na pesquisa do sistema educacional no contexto anterior ao golpe militar de 1964, que resultou na remodelagem social e educacional do país e também na supressão do ensino de Filosofia e Sociologia nas escolas. De posse deste contexto a proposta é revisitar o processo educacional brasileiro a partir do regime democrático, os seus avanços e retrocessos sob o estado da democracia até nossa atualidade, buscando diante do cenário apresentado refletir acerca do estado em que se encontra a educação e o ensino filosófico nas escolas brasileiras.

O tema é bastante amplo e atual, sabemos das discussões atuais sobre a política de ensino brasileira, sobretudo a falta de um planejamento a curto, médio e longo prazo, e a prática de ações fragmentadas que não redunda em benefícios duradouros. Também a formatação da nova grade curricular, a educação à distância e o distanciamento que o brasileiro tem dos livros, são questões que precisam ser melhores avaliadas.

Qual a importância e a contribuição da filosofia para a educação brasileira em todos os níveis? O que poderá ser feito para a recuperação de um sistema de educação quase falido?  Estas são indagações que fazemos e que justificam um estudo mais aprimorado buscando conhecer um dos problemas, se não o maior de todos, a educação brasileira, que por sua deficiência ao longo de décadas tem sido um gerador da pobreza cultural e de outros males que dela derivam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (148.3 Kb)   pdf (688.3 Kb)   docx (538.4 Kb)  
Continuar por mais 103 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com