TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AÇÃO/AULA

Por:   •  30/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AÇÃO/AULA

Identificação: Cristiane Stering do Nascimento

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 1º Ano / Ensino Médio

Conteúdo:

Dualismo Platônico (Teoria das Ideias). Panorama geral sobre a filosofia de Platão e apresentação do livro “A República”, com ênfase no texto sobre a Alegoria da Caverna de Platão. Debate: Sob quais formas a “Caverna de Platão” assemelha-se com situações presentes no mundo moderno?

Objetivos:

Apresentar as principais características da filosofia platônica e sua obra.

Debater a passagem sobre a alegoria da caverna e suas diversas interpretações, assim como buscar o entendimento da atitude filosófica, que tem como fundamento o questionamento e a perplexidade.

Exercitar o pensamento crítico, traçando paralelos entre a obra estudada e os diversos contextos que surgem no cotidiano vivenciado pela sociedade atual.

Síntese:

A Alegoria da Caverna, presente em obra maior intitulada “A República”, utiliza-se de um diálogo metafórico conduzido em primeira pessoa por Sócrates, tendo como interlocutores participantes Glauco e Adimato, para explorar e debater acerca do processo de conhecimento, através da visão de mundo do filósofo, como perseguidor incessante pela verdade e, em contrapartida, através da ótica do cidadão ignorante, que se submete quase sempre ao senso comum.

Segundo Chauí (2008), “O Mito da Caverna”, quando aplicado à educação e ao aprendizado abre o debate sobre o papel da educação na construção do conhecimento, assim como os equívocos da verdadeira ignorância, demonstrando a relação entre a educação e a busca pela verdade.

Aranha (2003) também menciona que a educação altera a percepção frente à realidade dos acontecimentos e justifica que a concepção adquirida nesse processo de mudança influencia diretamente o comportamento do indivíduo e sua visão a respeito mundo ao seu redor.

Portanto, considerando a importância do aprendizado através de diferentes abordagens, principalmente as que valorizam experiências práticas e individuais de cada estudante, entende-se que trazer o “mito da caverna” para dentro da sala de aula é essencial para demonstrar o aprendizado como ferramenta que conduz o indivíduo à descoberta do conhecimento e o poder que suas possibilidades permitem.

Desenvolvimento de aula:

- Aula dividida em 04 partes com duração de 90 minutos (aula dupla).

1ª Parte - Apresentação ampla da filosofia de Platão, salientando sua importância como base da filosofia ocidental, assim como envolver os alunos em questionamentos e reflexões sobre o mundo sensível e inteligível, através de provocações que instigam os alunos a debaterem sobre o que se entende por realidade e sobre as formas de se chegar à verdade além de nossos sentidos.

2ª Parte - Leitura e exposição de “O Mito da Caverna”, analisando a alegoria em sala de aula, após sondagem inicial feita pelos próprios alunos, com explicação dos elementos metafóricos no texto e incentivando os alunos a imaginarem o cenário criado por Platão, assim como a dificuldade de enxergar a realidade além do que é permitido pela situação proposta pelo filósofo.

3ª Parte - Aplicar atividade de interpretação e criação em grupos simples (máximo 5 alunos), onde cada grupo deverá interpretar o texto e traçar um paralelo com situações contemporâneas, questionando a realidade de cada situação e buscando debater sobre o alcance do verdadeiro conhecimento e distinção do que é ilusório e do que é real de acordo com os diferentes pontos de vista. Essa atividade deverá ser aplicada de forma a estimular a participação e interação dos alunos através dos diferentes pontos de vista, para que depois uma interpretação mais objetiva do texto seja expressa através de dissertação escrita e compartilhada através de leitura por um representante de cada grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com