TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER E PRÁTICAS SOCIAIS

Por:   •  5/11/2016  •  Exam  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 9

PODER E PRÁTICAS SOCIAIS

Existe um conceito-chave para o conhecimento das organizações: o de práticas sociais. Práticas sociais são conjuntos planejados de atividades, ou empreendimentos em termos gerais, que implicam intervenções na realidade. Por isso, as normas sociais inspiram-se em valores e são, por isso mesmo, socialmente controladas, desenvolvem-se de maneira estruturada ao obedecer a padrões recorrentes, constituem a dinâmica da própria vida social e representam a chave para a reprodução das relações vigentes numa dada sociedade.

Quais são os agentes coletivos que constituem o objeto de estudo das Ciências Sociais?

Relações de produção, as relações de poder e as relações de saber. A combinação desses três gêneros de relação define o corpo do espaço social.

Qual é a proposta do terceiro setor para a sociedade?

O terceiro setor, tendo a solidariedade como básico das relações entre as pessoas, apresenta uma alternativa para o individualismo prevalecente nas relações mercantilistas. O mercado seria, metaforicamente, como um corpo sem alma.

O terceiro setor não coloca como referência de suas relações a cumulação material, mas a mudança qualitativa das pessoas, ou seja, o desenvolvimento humano. Instituem-se, dessa forma, condições para que os atores sociais recuperem a sua dimensão humana e, com isso, possam aumentar a sua participação como cidadãos na construção de uma sociedade para todos.

O que é Sociologia do Trabalho e qual é o seu objetivo?

A Sociologia do Trabalho procura compreender e analisar a dinâmica da sociedade que não tem no trabalho seu principal objetivo, pois, menos em relação ao contingente de operários empregados, há uma tendência para a redução da jornada do trabalho. Diante das transformações que ocorrem nas empresas e indústrias, novas relações de trabalho se organizam. Essas relações de trabalho e renda estão cada vez mais presentes no setor de prestação de serviços, no trabalho individual, no trabalho não registrado ou temporário, entre outros; são meios que estão substituindo as relações empregatícias.

O que se entende por “Trabalho”?

Entende-se que o trabalho é uma faculdade quase exclusivamente humana. Diante disso, para garantir a sobrevivência da sua espécie, o homem sempre investiu na transformação de objetos naturais em produtos sociais. Essa transformação constitui prática social básica da humanidade, ou seja, a constituição do trabalho como parte integral das coletividades humanas.

        

Qual a diferença entre trabalho e emprego?

O trabalho é o cerne da produção econômica, de modo que, sem ele, a vida em sociedade seria inviabilizada e a geração de valor não surtiria efeito, enquanto emprego consiste em prestar serviços a um empregador, sob a dependência dele e mediante alguma forma de pagamento e se caracteriza por certa permanência no tempo ou pela eventualidade. Já o trabalho caracteriza-se por meio de outra natureza: refere-se a um processo de transformação do mundo, a uma intervenção operada por um trabalhador sobre uma matéria-prima, com auxílio de um equipamento ou de uma ferramenta, resultando na concretização do produto.

Qual a principal característica do trabalho?

A principal característica do trabalho é a de produzir mais do que seu agente consome, para repor as energias gastas. Todo trabalho pode gerar excedentes econômicos e tem a característica a capacidade de crescentar um valor a mais, uma riqueza maior do que a necessária para reproduzir a própria energia despendida.

Em geral todas as relações sociais concentram-se e estão interligadas nos seguintes setores: econômico, político, social e cultural. Diante disso, muitos tipos de estratificação não são compreendidos separadamente. Para uma maior compreensão a estratificação social subdividiu-se em três aspectos: Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

[pic 1]Estratificação profissional, social e política.

[pic 2]Estratificação econômica, política e religiosa.

[pic 3]Estratificação cultural, profissional e econômica.

[pic 4]Estratificação social, econômica e política.

[pic 5]Estratificação econômica, política e profissional.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 6]Marcar questão

Texto da questão

Marx objetivava que suas obras se estendessem a toda classe operária, pois entendia que o trabalhador de posse do conhecimento das questões que fundamentam o sistema capitalista partiriam com sucesso para a revolução social pondo fim, desta forma, às explorações a que estavam expostos.

Escolha uma:

[pic 7]Para Marx não existe a contradição entre riqueza/opulência de um lado e pobreza/miséria de outro.

[pic 8]Para Marx a classe trabalhadora deveria está associada a classe empresarial.

[pic 9]Para Marx a sociedade socialista será constituída pela união das classes sociais.

[pic 10]Para Marx, o trabalhador consciente reuniria condições para buscar melhores condições de trabalho e de qualidade de vida.

[pic 11]Para Marx a revolução social só será possível se houver a união entre trabalhadores, operários e a classe patronal.

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 12]Marcar questão

Texto da questão

Com a globalização, há uma interatividade funcional entre os setores econômicos, culturais e serviços gerais nas mais diversas partes do planeta em tempo ágil, “às manifestações culturais foram substituídas aos que “dinamizam’ o mercado e a moda: consumo incessantemente renovado surpresa e divertimento”. (CANCLINI, 1995, p. 18).  Nesse sentido, precisamos atenuar para a camada carente da sociedade que sofre as penalidades da política neoliberal implantada pelo sistema da globalização que em nome do desenvolvimento exclui e demite os trabalhadores, privando-os do trabalho estável. Restando a estes trabalhadores...................................... Assinale a alternativa que completa a frase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (944.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com