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O Pensamento Filosófico

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Por:   •  21/3/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

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O PENSAR FILOSÓFICO

5 A REFLEXÃO FILOSÓFICA1

Afinal o que vem a ser filosofia? Será que a filosofia é uma disciplina que “com a qual ou sem a

qual o mundo continua tal e qual”? Será que é um emaranhado de questões que nunca chega a uma

conclusão consensual? Será que é um conjunto de conceitos complexos que só interessa a estudiosos

do assunto?

A filosofia muitas vezes é taxada de “inútil”, de subversiva, de perturbadora da ordem etc. Mas por

que será que a “mãe” de todas as ciências costuma ser tão maltratada?

Pode-se começar questionando o que leva o ser humano a filosofar? Platão, no Teeteto (155 d), afirmou

que a Filosofia começa com o thaumátzein, com o admirar-se com o espantar-se, tese reafirmada por

Aristóteles na sua Metafísica (982 b13). Mas admiração e espanto em relação a quê? Admiração e espanto

diante de um mundo carregado de interrogações, cujas explicações por vezes não satisfazem, ou sobre

o qual não se possui as respostas. Aí então, diante de interrogações que se configuram como problemas,

inicialmente sem solução, experimenta-se um misto de assombro e admiração. Assombro diante do próprio

espetáculo da natureza, da multiplicidade de coisas existentes, de fatos surpreendentes, das diferentes

formas de vida, dos astros que brilham e que deslizam na abobada celeste e, também, admiração, por

suscitar um sentimento de estranhamento por algo que se apresenta como não óbvio, não comum, que

oculta alguma possível conexão lógica.2

Para Saviani (2000), o que leva o ser humano a filosofar são os problemas com que ele se defronta

no decorrer da sua vida. “Eis pois, o objeto da filosofia, aquilo de que trata a filosofia, aquilo que leva

o homem a filosofar: são os problemas que o homem enfrenta no transcurso da sua existência” (p.

10). Dessa forma, se podemos dizer que são problemas que levam o homem a filosofar o que devemos

entender, então, por “problemas”? Segundo Saviani, em geral toma-se problema como sendo sinônimo

de questão, mas isso não é suficiente para caracterizar um problema. Por um lado, as questões lidam

1

O texto deste item foi extraído do capítulo 4 de Fernandes, (2006).

2

Pode-se ampliar e ao mesmo tempo retroceder esse assombro e admiração como impulso para filosofia, como

também impulso para o mito (é verdade que se tratam de graus diferentes, já que a admiração e espanto

...

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