TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder das Massas

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Núcleo 8– Psicologia Social PSM - Engenho Novo

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – Ciclo 1

[pic 2]

Sinopse: Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.

O filme “A onda” (2009) deve ser assistido como pré-requisito para a execução deste item do seu Roteiro de Aprendizagem. Neste momento, nossa intenção é articular as reflexões teóricas que temos feito em sala de aula sobre as “Psicologias das Massas” com o cenário apresentado no filme. Vocês podem perceber que a ideia é também fazermos articulações com o modelo de Estado Autocrático e o fascismo, analisando como a teorias sobre as massas pode explicar a aderência das populações aos regimes autocráticos de poder. Fique a vontade para refletir também sobre como se apresentam os movimentos de massa no contemporâneo (movimentos sociais, a primavera árabe, os movimentos de ocupação, as jornadas de junho de 2013, e as relações com modelo econômico, política, cultura, etc). Vamos a tarefa!

1) Você deve escrever um texto com uma análise crítico-reflexiva do filme “A onda” escolhendo dois autores de Psicologia das Massas para articular sua análise (entre os autores que vocês podem trabalhar estão: Gustav LeBon, Freud, Reich, Gabriel Tarde, Deleuze e Guattari – se você quiser sugerir algum autor/a não citado, faça a sua sugestão). Para a execução desta tarefa você deve pesquisar artigos/livros destes autores ou comentadores, além dos sugeridos em sala de aula (só serão considerados artigos científicos). O trabalho deve conter as referências bibliográficas.

*O texto deve ter de duas a três laudas, com formatação de letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

 AGORA, VOCÊS ESCOLHEM O FILME!

Entre as produções audiovisuais sugeridas a seguir, escolha uma delas para que possamos discutir em sala de aula questões sobre produção de subjetividade, contemporaneidade, modos de controle e resistência, a dicotomia indivíduo e sociedade, os modos neoliberais de subjetivação, a partir das perspectivas críticas em psicologia social. Justifique sua escolha com uma breve justificativa teórica (você pode escolher um dos textos trabalhados em sala de aula) de 10 a 15 linhas.

*O texto deve ter letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

1) Capitão Fantástico, 2016.

2) Bacurau, 2019.

3) Parasita, 2019.

4) Black Mirror, 2011 (qualquer episódio).

5) O poço, 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com