TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EM MASSA – PODER MIDIÁTICO

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

Curso de Bacharelado em Direito – Sociologia Jurídica

COMUNICAÇÃO EM MASSA – PODER MIDIÁTICO

Belo Horizonte

2015


 

SUMÁRIO

1 -

INTRODUÇÃO        4

2 - TIPOS DE COMUNICAÇÃO ..................................................................................5

         2.1 - Comunicação Individual .............................................................................5

         2.2 - Comunicação em Massa ..................................................................... 5 e 6

3 - MÍDIA E INFORMAÇÃO .................................................................................. 7 e 8

4 - MANIPULAÇÃO DA POPULAÇÃO ....................................................................... 9

5 - MÍDIA E ARGUMENTAÇÃO ............................................................................... 10

6 – CONCLUSÃO ..................................................................................................... 11

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 12

         7.1 – Referências Complementares ................................................................ 12


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por objetivo central buscar uma análise do que é entendido como o quarto poder.

Os meios de comunicação em massa atualmente, principalmente a televisão, exercem grande influência na população brasileira, levando em conta que uma quantidade expressiva de cidadãos possuem televisores.

O trabalhar visa ampliar a visão a respeito de produtos de um modo geral. Como os veículos de transmissão são por muitas vezes patrocinados por grandes corporações, estas apenas deixam ser expostos os pontos positivos.

O cidadão, por seu turno, tem o péssimo habito de olhar aos anúncios e vislumbrar o que o é passado, apenas vislumbrar, esquecem de validar as informações para efeito de buscar uma veracidade nas apresentações.

 

2 TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Os diferentes meios de comunicação unem as pessoas por um lado, e por outro as afastam. A sociedade hoje com um clique consegue fazer contato com amigos, parentes e pessoas queridas do outro lado do mundo.

Ao longo do tempo a humanidade sempre buscou cada vez mais evoluir os seus meios de comunicação, desde as palavras ditas uns aos outros, à placas de argilas e seguindo até a internet, por exemplo. As pessoas se comunicam em tempo hábil e real com um telefone a preços não tão altos.

2.1 Comunicação individual

São chamados de individual aquele meio em que uma pessoa comunica com outra e não em massa, como será apresentado posteriormente.

As cartas, por exemplo, já foram sinônimos de romantismo, carinho e comunicação em massa entre pessoas. Com o advento de tecnologias cada vez mais pesadas, os smartphones e internet deixaram as cartas de lado.

2.2 Comunicação em Massa

O próprio nome já dá a ideia do que é. A comunicação em massa são meios utilizados para se comunicar com um elevado número de pessoa de forma quantitativa em curto tempo. O problema se dá na forma quantitativa, que na maioria das vezes não é qualitativa.

O jornal hoje continua sendo um grande meio de comunicação da população. Geralmente está ao alcance de todos os níveis hierárquicos, uma vez que são vendidos diariamente e a preços diferenciados e acessíveis.

O rádio foi um dos pioneiros no quesito comunicação em massa. Transmitindo apenas sons ele teve seu ápice após a primeira guerra mundial, que graças ao seu baixo custo se popularizou devido à facilidade de aquisição e aceitação popular.

As revistas, impressas por sua vez, possui similaridade ao jornal, porém nesta a circulação costuma ser semanal ou mensal. Tem de grande facilidade de aquisição à luz de uma enorme diferenciação de valores. Tem um viés de entretenimento ao leitor. Algumas, se bem escolhidas, acrescentam muito aos cidadãos.

A televisão é um meio de comunicação imensurável, alcança milhares de telespectadores, produzindo som e imagem. Mesmo sendo esse forte meio de comunicação ainda o é de forma unilateral, pois, não existe interação do telespectador com o televisor.

A internet é o mais novo e avançado meio de comunicação da modernidade. Pode ser acessada por diversas formas, em quaisquer lugares, possibilitando uma interação imediata por meio de textos, áudios, imagens, com qualquer pessoas em qualquer lugar do mundo, desde que estejam ambas conectadas à rede.

3 Mídia e Informação

A mídia vem sendo conhecida como o quarto poder, pois desde sua invenção ela possui um papel de poderio. Ela age como um modo de poder “supra legislativo”.

O entendimento sobre o livro “A decisão do juiz e a influência da mídia”, do professor e juiz Artur César de Souza, da Editora RT, faz uma visão sobre a intervenção da mídia na imparcialidade dos julgamentos e as consequências das relações entre comunicação, mídia, opinião pública e decisão judicial. Tudo se engloba, pois nos valemos dos princípios da adequação social.

O autor recorda como exemplos os casos Nardoni, Suzane Von Richthoffen e João Hélio, todos sendo assestados de manchetes e longas reportagens na mídia nacional como um todo.

Segundo o autor é necessário uma análise minuciosa em cima do caso a ser estudado, de preferência com os meios de comunicação desligados. Para efeito de chegar numa resultante justa e fazer valer as leis o autor diz ser necessário uma análise de outros casos com grandes repercussões para efeito de analisar quem determinou a sentença, se foi o juiz de direito de fato, ou a mídia que incentivou.

Segundo ele “a mesma Constituição que garante o direito à liberdade de expressão também garante o direito ao sigilo de fatos e provas num determinado processo”. A Liberdade de expressão não poderá ficar acima de um julgamento isento. De maneira que se a mídia disponibiliza as provas de um julgamento e estas vierem a favorecer a outra parte, tais provas deverão ser postas de lado.

Deverá sempre haver, segundo o autor, uma peculiaridade de respeito entre a publicidade do processo e os princípios estabelecidos na constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com